Calendários , Estações do ano e a Senóide, o Sol, Coordenadas Geográficas: Conexões com a Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio

RIBEIRO, Adriano Caribe
Salvador/BA, Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2016. 57p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: André Luís Godinho Mandolesi).

Resumo Este trabalho tem por finalidade falar sobre tópicos interessantes ligados à Astronomia, que tenham conexões com a Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio e que estejam ao alcance da compreensão dos alunos do Ensino Médio. Neste trabalho vamos falar sobre calendários: o Calendário Juliano, Calendário Gregoriano (os dias que nunca existiram) e o Calendário Muçulmano. Em seguida mostraremos como podemos usar funções trigonométricas para calcular, com boa aproximação, a declinação do Sol e ainda relacionar o gráfico da função seno `as estações do ano . Vamos desmistificar a falsa ideia que os alunos têm de que o Sol fica a pino todos os dias ao meio dia. E, por fim, vamos mostrar como a sombra mínima de uma vareta ao longo de um dia pode nos ajudar na determinação da nossa localização.
Palavras-chave Calendários, Declinação do Sol, Estações do Ano, Sol a pino, Sombra mínima.
Abstract This study aims to talk about interesting topics related to Astronomy which have connections with Mathematics from Elementary to High School levels and which can be understood by High School students. This paper is going to talk about Calendars: Julian Calendars, Grego- rian Calendar (the days which have never exist) and Muslin Calendar. Next, this study will demonstrate how people can use trigonometric functions to calculate with good approach the declination of the Sun and relate the graph of sine function with the seasons of the year. We demystify the false idea that students have that the Sun is directly overhead every day at noon. Finally, we will show how the shortest shadow of a stick over a day can help in the determina- tion of our localization.
Keywords Calendars, Solar Declination , Seasons, Noonday sun, Minimal shadow.