SOARES, Fabiana Gozze
Caracterização dos trabalhos de dissertações de Mestrado na área de ensino de Astronomia defendidas no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física
Itajubá/MG, Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, 2018. 77p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Agenor Pina da Silva, Newton de Figueiredo Filho).
|
Resumo |
O presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico acerca de teses e dissertações da área
de ensino de astronomia. Dividimos esta pesquisa em duas partes: na primeira mapeamos
teses e dissertações de diversos programas do país no período de 1990 a 2015 traçando o
perfil dos autores a fim de verificar sua formação inicial e continuada; na segunda parte
mapeamos dissertações defendidas no Programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino
de Física (MNPEF) no período de 2014 a 2017 traçando do mesmo modo o perfil dos autores
destes trabalhos, além de categorizar esses trabalhos por produção anual, polo, níveis de
ensino, estratégias didáticas utilizadas e produtos desenvolvidos. Na primeira parte
verificamos que grande parte dos autores possuem formação distinta das áreas de Educação,
Física e Astronomia, implicando em trabalhos que não são voltados para a sala de aula e/ou
formação de professores, enquanto que os trabalhos presentes no MNPEF procuram atender
as demandas existentes na educação básica na área de ensino de astronomia podendo ter seus
produtos utilizados não somente no ensino de astronomia, mas também no ensino de outras
áreas de conhecimento.
|
Palavras-chave |
Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Formação de Professores.
|
Abstract |
The present rummage presents a bibliographic study about thesis and dissertations of the area
of teaching of astronomy. We divided this research into two parts: the first one mapped thesis
and dissertations of several programs of the country in the period from 1990 to 2015, tracing
the profile of the authors in order to verify their initial and continued formation; the second
part mapped dissertations defended in the National Professional Master's Program of Physics
Teaching (MNPEF) in the period from 2014 to 2017, also tracing the profile of the authors of
these rummages, in addition to categorizing these rummages by annual production, polo,
teaching levels, didactic strategies used and products developed. In the first part, we verified
that most of the authors have different training in the areas of Education, Physics and
Astronomy, implying rummage that is not focused on the classroom and / or teacher training,
while the rummages present in the MNPEF seek to existing demands in basic education in the
area of astronomy teaching, being able to have their products used not only in teaching
astronomy, but also in teaching other areas of knowledge.
|
Keywords |
Science Teaching, Teaching of Astronomy, Teacher training.
|
Nível |
Mestrado
|