Caracterização dos trabalhos de dissertações de Mestrado na área de ensino de Astronomia defendidas no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física

SOARES, Fabiana Gozze
Caracterização dos trabalhos de dissertações de Mestrado na área de ensino de Astronomia defendidas no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física
Itajubá/MG, Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, 2018. 77p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Agenor Pina da Silva, Newton de Figueiredo Filho).

Resumo O presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico acerca de teses e dissertações da área de ensino de astronomia. Dividimos esta pesquisa em duas partes: na primeira mapeamos teses e dissertações de diversos programas do país no período de 1990 a 2015 traçando o perfil dos autores a fim de verificar sua formação inicial e continuada; na segunda parte mapeamos dissertações defendidas no Programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) no período de 2014 a 2017 traçando do mesmo modo o perfil dos autores destes trabalhos, além de categorizar esses trabalhos por produção anual, polo, níveis de ensino, estratégias didáticas utilizadas e produtos desenvolvidos. Na primeira parte verificamos que grande parte dos autores possuem formação distinta das áreas de Educação, Física e Astronomia, implicando em trabalhos que não são voltados para a sala de aula e/ou formação de professores, enquanto que os trabalhos presentes no MNPEF procuram atender as demandas existentes na educação básica na área de ensino de astronomia podendo ter seus produtos utilizados não somente no ensino de astronomia, mas também no ensino de outras áreas de conhecimento.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Formação de Professores.
Abstract The present rummage presents a bibliographic study about thesis and dissertations of the area of teaching of astronomy. We divided this research into two parts: the first one mapped thesis and dissertations of several programs of the country in the period from 1990 to 2015, tracing the profile of the authors in order to verify their initial and continued formation; the second part mapped dissertations defended in the National Professional Master's Program of Physics Teaching (MNPEF) in the period from 2014 to 2017, also tracing the profile of the authors of these rummages, in addition to categorizing these rummages by annual production, polo, teaching levels, didactic strategies used and products developed. In the first part, we verified that most of the authors have different training in the areas of Education, Physics and Astronomy, implying rummage that is not focused on the classroom and / or teacher training, while the rummages present in the MNPEF seek to existing demands in basic education in the area of astronomy teaching, being able to have their products used not only in teaching astronomy, but also in teaching other areas of knowledge.
Keywords Science Teaching, Teaching of Astronomy, Teacher training.
Nível Mestrado