Cartografia escolar na Educação Infantil: Descobrindo o mundo à sua volta

FASSEIRA, Mônica Yohana Alves
Cartografia escolar na Educação Infantil: Descobrindo o mundo à sua volta
Rio Claro/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2016. 101p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Andréa Aparecida Zacharias).

Resumo Esta pesquisa surge a partir das inquietações vividas pela autora, quando lecionou em uma escola de Educação Infantil, onde foi possível observar algumas dificuldades das demais professoras em mediar conceitos da Geografia e da Cartografia, inseridos na temática “Natureza e sociedade”, contidos no cotidiano escolar dos alunos dessa etapa. Dentre os questionamentos que surgem ao pensar o percurso do processo de ensino e aprendizagem, em relação aos conteúdos geográficos e cartográficos, vem a necessidade de compreender de que maneira se desenvolvem as aquisições das noções de tempo e espaço durante os primeiros anos da infância. Diante deste desafio, o objetivo da pesquisa consistiu em apresentar uma sequência didática, com propostas de atividades pedagógicas para compor planos de aula direcionados a crianças de 4 e 6 anos da Educação Infantil, auxiliando no entendimento de conceitos geográficos. Para isso, foram realizadas observações e análises da rotina pedagógica junto à turma do “Grupo 4” (crianças de 4 anos a 6 anos), do Centro de Convivência Infantil da Unesp de Rio Claro/SP. Em busca de compreender a estrutura do pensamento das crianças, suas ações e reações, percepção espacial e suas experiências adquiridas junto ao meio em que vivem, este trabalho foi pautado em obras de Vygotsky e sua teoria de zona de desenvolvimento proximal, processo de mediação e o desenvolvimento sociocultural do indivíduo. Diversas atividades foram desenvolvidas, tendo como resultado uma sequência didática composta por planos de aula elaborados, tendo como tema principal, o “Sistema Solar”, possibilitando trabalhar os conceitos “Dia e noite – interação entre o planeta Terra e o Sol”, “Lua e o planeta Terra – características da Lua e o eclipse” e, finalizando, “As quatro estações do ano – movimento de translação e as interferências sobre a Terra”.
Palavras-chave Cartografia Escolar, Ensino, Educação Infantil, Geografia.