ALVES, Helben Albuquerque
Cassino da Física: Material Complementar, Lúdico e Potencialmente Significativo para o Ensino de Ciências no 6º Ano do Nível Fundamental
Belém/PA, Universidade Federal do Pará, UFPA, 2018. 153p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rubens Silva).
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Resumo |
Ciente da relevância educativa e social da ludicidade no processo de ensino e
aprendizagem, o presente trabalho tem o objetivo de adaptar jogos tradicionais e
proporcionar a partir de três jogos didáticos (dominó, baralho e roleta) um ambiente
lúdico para a aprendizagem de Astronomia e Eletricidade no Nível Fundamental.
Este Trabalho em forma de atividades complementares busca tornar as aulas de
ciências mais atrativas, participativas e que o aluno tenha a oportunidade de
aprender brincando. A proposta foi denominada de “Cassino da Física” e foi aplicada
em uma turma do 6o ano de uma Escola Estadual do Campo na zona rural de
Abaetetuba-PA. A característica lúdica e a competividade atrelada aos jogos
didáticos, torna o Produto Educacional em uma importante ferramenta pedagógica
que pode criar nos alunos uma vontade, uma predisposição para buscar o
conhecimento e transformar sua maneira de perceber a Física no seu dia a dia,
levando-os a compreender melhor a realidade em que vivem. Alinhada à Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e complementada pela visão
humanista de Novak, que nos deram o suporte teórico, usamos textos de apoio,
experimentos, aulas expositivas e um Pseudo Organizador Prévio para a introdução
dos conceitos básicos de Eletricidade. Tudo isso pensado com o objetivo de criar
subsunçores mínimos para que os estudantes pudessem dar os passos iniciais em
busca do novo conhecimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios e mostraram
que o Cassino da Física apresenta grande Potencial de Aprendizagem, se
constituindo em um Produto Educacional profícuo ao Ensino de Física, o qual
ocorreu de forma dinâmica, divertida e com significado para os estudantes.
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Palavras-chave |
Jogos Didáticos, Lúdico, Ferramenta Complementar, Aprendizagem Significativa e Ensino de Física.
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Abstract |
Aware of the educational and social relevance of playfulness in the teaching
and learning process, the present work aims to adapt traditional games and to
provide, from three didactic games (domino, deck and roulette), a playful
environment for the learning of Astronomy and Electricity at the Fundamental Level.
This work in the form of complementary activities seeks to make science classes
more attractive, participatory and that the student has the opportunity to learn by
joking. The proposal was denominated "Casino of the Physics" and was applied in a
group of the 6th year of a Field State School in the rural zone of Abaetetuba-PA. The
playfulness and competitiveness linked to educational games makes the Educational
Product an important pedagogical tool that can create in the students a will, a
predisposition to seek knowledge and transform their way of perceiving physics in
their daily life, to understand them better the reality in which they live. Aligned with
David Ausubel's Significant Learning Theory and complemented by the humanistic
vision of Novak, who gave us theoretical support, we use supporting texts,
experiments, lectures and a Pseudo Early Organizer to introduce the basic concepts
of Electricity. All this was conceived with the aim of creating minimal subscriptions so
that students could take the initial steps in the search of new knowledge. The results
obtained were satisfactory and showed that the Physics Casino presents a great
Learning Potential, becoming an Educational Product proficient in Physics Teaching,
which occurred in a dynamic, funny and meaningful way for the students.
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Keywords |
Didactic Games, Ludic, Complementary Tool, Significant Learning and Physics Teaching.
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Nível |
Mestrado
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