Cassino da Física: Material Complementar, Lúdico e Potencialmente Significativo para o Ensino de Ciências no 6º Ano do Nível Fundamental

ALVES, Helben Albuquerque
Cassino da Física: Material Complementar, Lúdico e Potencialmente Significativo para o Ensino de Ciências no 6º Ano do Nível Fundamental
Belém/PA, Universidade Federal do Pará, UFPA, 2018. 153p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rubens Silva).

Resumo Ciente da relevância educativa e social da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem, o presente trabalho tem o objetivo de adaptar jogos tradicionais e proporcionar a partir de três jogos didáticos (dominó, baralho e roleta) um ambiente lúdico para a aprendizagem de Astronomia e Eletricidade no Nível Fundamental. Este Trabalho em forma de atividades complementares busca tornar as aulas de ciências mais atrativas, participativas e que o aluno tenha a oportunidade de aprender brincando. A proposta foi denominada de “Cassino da Física” e foi aplicada em uma turma do 6o ano de uma Escola Estadual do Campo na zona rural de Abaetetuba-PA. A característica lúdica e a competividade atrelada aos jogos didáticos, torna o Produto Educacional em uma importante ferramenta pedagógica que pode criar nos alunos uma vontade, uma predisposição para buscar o conhecimento e transformar sua maneira de perceber a Física no seu dia a dia, levando-os a compreender melhor a realidade em que vivem. Alinhada à Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e complementada pela visão humanista de Novak, que nos deram o suporte teórico, usamos textos de apoio, experimentos, aulas expositivas e um Pseudo Organizador Prévio para a introdução dos conceitos básicos de Eletricidade. Tudo isso pensado com o objetivo de criar subsunçores mínimos para que os estudantes pudessem dar os passos iniciais em busca do novo conhecimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios e mostraram que o Cassino da Física apresenta grande Potencial de Aprendizagem, se constituindo em um Produto Educacional profícuo ao Ensino de Física, o qual ocorreu de forma dinâmica, divertida e com significado para os estudantes.
Palavras-chave Jogos Didáticos, Lúdico, Ferramenta Complementar, Aprendizagem Significativa e Ensino de Física.
Abstract Aware of the educational and social relevance of playfulness in the teaching and learning process, the present work aims to adapt traditional games and to provide, from three didactic games (domino, deck and roulette), a playful environment for the learning of Astronomy and Electricity at the Fundamental Level. This work in the form of complementary activities seeks to make science classes more attractive, participatory and that the student has the opportunity to learn by joking. The proposal was denominated "Casino of the Physics" and was applied in a group of the 6th year of a Field State School in the rural zone of Abaetetuba-PA. The playfulness and competitiveness linked to educational games makes the Educational Product an important pedagogical tool that can create in the students a will, a predisposition to seek knowledge and transform their way of perceiving physics in their daily life, to understand them better the reality in which they live. Aligned with David Ausubel's Significant Learning Theory and complemented by the humanistic vision of Novak, who gave us theoretical support, we use supporting texts, experiments, lectures and a Pseudo Early Organizer to introduce the basic concepts of Electricity. All this was conceived with the aim of creating minimal subscriptions so that students could take the initial steps in the search of new knowledge. The results obtained were satisfactory and showed that the Physics Casino presents a great Learning Potential, becoming an Educational Product proficient in Physics Teaching, which occurred in a dynamic, funny and meaningful way for the students.
Keywords Didactic Games, Ludic, Complementary Tool, Significant Learning and Physics Teaching.
Nível Mestrado