Categorização das concepções astronômicas alternativas de professores após formação continuada

GONZAGA, Edson Pereira
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2016. 204p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).

Resumo Este trabalho versa sobre a análise das concepções astronômicas alternativas e científicas encontradas nas respostas dos professores que ministram aulas de Ciências, Geografia e Física na Educação Básica (EB) da rede estadual do litoral norte paulista e como abordam as concepções astronômicas alternativas com os estudantes de Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM). Levantam-se os documentos oficiais sobre o ensino em Astronomia na EB, tanto em nível nacional quanto os relacionados ao currículo do estado de São Paulo, além de pesquisas relacionadas à formação de professores, erros conceituais em livros didáticos, espaços não formais de ensino, concepções alternativas, ensino de Astronomia e análise de conteúdo, para Fundamentação Teórica. O trabalho com os professores pesquisados foi realizado por meio de Orientações Técnicas (OT), promovido pela Diretoria de Ensino (DE) de Caraguatatuba e Região, com o intuito de oferecer formação continuada aos professores proporcionando momentos de discussões, atividades práticas possibilitar o uso do Planetário Digital Móvel (PDM) como espaço não formal de aprendizagem para o ensino da Astronomia a fim de coletar dados por meio de perguntas. A partir da análise das respostas dos professores foram elaborados quadros com categorias que destacam a atual situação do ensino de Astronomia no litoral norte paulista, bem como delimitam os possíveis caminhos pelos quais a formação continuada poderá seguir no futuro. Destacam-se alguns aspectos verificados na pesquisa, como: os professores compreendem que precisam de formação continuada; os professores possuem concepções astronômicas científicas sobre diversos aspectos que conhecem para ensinar conceitos de Astronomia na EB; a OT é uma opção viável como formação continuada e o uso do PDM como espaço não formal de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave Concepções astronômicas alternativas, Análise de conteúdo, Formação de professores, Orientações técnicas, PDM.
Nível Doutorado