GONZAGA, Edson Pereira
Categorização das concepções astronômicas alternativas de professores após formação continuada
São Paulo/SP, Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, 2016. 204p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marcos Rincon Voelzke).
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Resumo |
Este trabalho versa sobre a análise das concepções astronômicas alternativas e
científicas encontradas nas respostas dos professores que ministram aulas de
Ciências, Geografia e Física na Educação Básica (EB) da rede estadual do litoral
norte paulista e como abordam as concepções astronômicas alternativas com os
estudantes de Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM). Levantam-se os
documentos oficiais sobre o ensino em Astronomia na EB, tanto em nível nacional
quanto os relacionados ao currículo do estado de São Paulo, além de pesquisas
relacionadas à formação de professores, erros conceituais em livros didáticos,
espaços não formais de ensino, concepções alternativas, ensino de Astronomia e
análise de conteúdo, para Fundamentação Teórica. O trabalho com os professores
pesquisados foi realizado por meio de Orientações Técnicas (OT), promovido pela
Diretoria de Ensino (DE) de Caraguatatuba e Região, com o intuito de oferecer
formação continuada aos professores proporcionando momentos de discussões,
atividades práticas possibilitar o uso do Planetário Digital Móvel (PDM) como espaço
não formal de aprendizagem para o ensino da Astronomia a fim de coletar dados por
meio de perguntas. A partir da análise das respostas dos professores foram
elaborados quadros com categorias que destacam a atual situação do ensino de
Astronomia no litoral norte paulista, bem como delimitam os possíveis caminhos
pelos quais a formação continuada poderá seguir no futuro. Destacam-se alguns
aspectos verificados na pesquisa, como: os professores compreendem que precisam
de formação continuada; os professores possuem concepções astronômicas
científicas sobre diversos aspectos que conhecem para ensinar conceitos de
Astronomia na EB; a OT é uma opção viável como formação continuada e o uso do
PDM como espaço não formal de ensino e aprendizagem.
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