PEDREIRA, Suintila Valiño
Celulares em sala de aula: Uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia em uma escola da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul.
Dourados/MS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, 2018. 74p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Barreto dos Santos).
|
Resumo |
Nesta dissertação apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de alguns
conceitos de Astronomia, trabalhando o celular como recurso didático, no âmbito do ensino
médio de uma escola pública da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Neste itinerário
apresentamos um breve relato da situação da escola contemporânea e a hegemonia do manual
didático junto aos professores. Para tanto, experimentamos um paralelo entre o celular como
instrumento didático e a luneta ótica de Galileu como instrumento de descoberta, quando do
período histórico de mudança de paradigma entre os sistemas geocêntrico e heliocêntrico de
visão de mundo. Com essa perspectiva histórica que propomos, a sequência didática segue o
roteiro dos conteúdos apresentados pelo PCN+ e o Centro de Divulgação da Astronomia da
USP, referenciada pela teoria de aprendizagem do psicólogo bielo-russo Lev Semenovitch
Vygotsky (1896 – 1934). Discutimos algumas consequências do uso de dispositivos móveis
no ambiente educativo para refletirmos a escola do nosso tempo, na vertente da matriz
teórico-metodológica, a organização do trabalho didático, e suas implicações no contexto da
rede estadual de ensino no que tange ao Ensino das Ciências.
|
Palavras-chave |
Educação, Ensino de Ciências, Celulares, Astronomia.
|
Abstract |
In this dissertation we present a proposal of a didactic sequence for the teaching of some
concepts of Astronomy, working the cellular as didactic resource, in the scope of the high
school of a public school of the state network of Mato Grosso do Sul. In this itinerary we
present a brief report of the situation of the contemporary school and the hegemony of the
didactic manual with the teachers. To do so, we experience a parallel between the cellular as a
didactic instrument and Galileo's optical telescope as an instrument of discovery, when the
historical period of paradigm shift between the geocentric and heliocentric systems of world
view. With this historical perspective we propose, the didactic sequence follows the script of
the contents presented by PCN + and the Center for Dissemination of Astronomy of USP,
referenced by the learning theory of the Belarussian psychologist Lev Semenovitch Vygotsky
(1896-1934). We discuss some consequences of the use of mobile devices in the educational
environment to reflect the school of our time, in the theoretical-methodological matrix, the
organization of didactic work, and its implications in the context of the state education
network with regard to Science Teaching .
|
Keywords |
Education, Science Teaching, Cell phones, Astronomy.
|
Nível |
Mestrado
|