Celulares em sala de aula: Uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia em uma escola da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul.

PEDREIRA, Suintila Valiño
Dourados/MS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, 2018. 74p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Barreto dos Santos).

Resumo Nesta dissertação apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de alguns conceitos de Astronomia, trabalhando o celular como recurso didático, no âmbito do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Neste itinerário apresentamos um breve relato da situação da escola contemporânea e a hegemonia do manual didático junto aos professores. Para tanto, experimentamos um paralelo entre o celular como instrumento didático e a luneta ótica de Galileu como instrumento de descoberta, quando do período histórico de mudança de paradigma entre os sistemas geocêntrico e heliocêntrico de visão de mundo. Com essa perspectiva histórica que propomos, a sequência didática segue o roteiro dos conteúdos apresentados pelo PCN+ e o Centro de Divulgação da Astronomia da USP, referenciada pela teoria de aprendizagem do psicólogo bielo-russo Lev Semenovitch Vygotsky (1896 – 1934). Discutimos algumas consequências do uso de dispositivos móveis no ambiente educativo para refletirmos a escola do nosso tempo, na vertente da matriz teórico-metodológica, a organização do trabalho didático, e suas implicações no contexto da rede estadual de ensino no que tange ao Ensino das Ciências.
Palavras-chave Educação, Ensino de Ciências, Celulares, Astronomia.
Abstract In this dissertation we present a proposal of a didactic sequence for the teaching of some concepts of Astronomy, working the cellular as didactic resource, in the scope of the high school of a public school of the state network of Mato Grosso do Sul. In this itinerary we present a brief report of the situation of the contemporary school and the hegemony of the didactic manual with the teachers. To do so, we experience a parallel between the cellular as a didactic instrument and Galileo's optical telescope as an instrument of discovery, when the historical period of paradigm shift between the geocentric and heliocentric systems of world view. With this historical perspective we propose, the didactic sequence follows the script of the contents presented by PCN + and the Center for Dissemination of Astronomy of USP, referenced by the learning theory of the Belarussian psychologist Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934). We discuss some consequences of the use of mobile devices in the educational environment to reflect the school of our time, in the theoretical-methodological matrix, the organization of didactic work, and its implications in the context of the state education network with regard to Science Teaching .
Keywords Education, Science Teaching, Cell phones, Astronomy.