Céus sobre as Fronteiras: Um estudo sobre astronomia Avá-Guarani, multiculturalidade e suas representações.

TAVARES, Aroldo da Silva
Foz do Iguaçu/PR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, 2015. 157p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Carlos Santos).

Resumo Esta dissertação apresenta-se como um estudo interdisciplinar baseado, principalmente na metodologia proposta pela micro-história. Tendo como problemática central as reminiscências da astronomia Avá-Guarani e sua transmissão, tanto na educação formal quanto na informal. O objeto de estudo foi os Avá-Guarani da aldeia Tekoa Ocoy e, principalmente, os alunos e servidores do Colégio estadual Indígena Teko Ñemoingo. No entanto, as discussões se estenderam pela região da tríplice fronteira, em especial, a cidade de Foz do Iguaçu. Buscamos uma aproximação dos sujeitos reais e também uma análise dos discursos emitidos por eles e sobre eles. Também verificamos algumas construções e usos feitos por essas representações, tanto pelos indivíduos quanto pelas instituições e grandes projetos. Apontamos a astronomia Avá-Guarani como característica cultural fundamental que, ao ser preservada, ressignificada e transmitida, torna-se um elemento de formação identitária. Verificamos uma cultura indígena em transformação que, ao entrar em contato com outras formas de saber, sobretudo o escolar, o não indígena, ela se adapta. A astronomia nos revelou sujeitos reais e sua cultura dinâmica, existindo na fronteira, no mais amplo sentido, territorial, cultural, e econômico, ressignificando sua existência e identidade a cada dia.
Palavras-chave Astronomia Avá-Guarani, Multiculturalidade, Educação indígena, Aldeia Tekoa Ocoy.