SEMENSATTO, Simone
Classificação do conhecimento nas esferas de produção e comunicação do saber : a exposição "Em casa, no universo" do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2010. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lizete Dias de Oliveira).
|
Resumo |
Os museus podem, hoje, ser caracterizados por dois paradigmas: o tradicional e o
contemporâneo, que influenciam as atividades de pesquisa, documentação e exposição.
Observa-se a existência de diversas tipologias e novos modelos de museus. Contudo, a
maneira de se fazer e comunicar ciência também está mudando, de um fazer regido pela
especialização e fragmentação para um fazer investigativo, governado pela ―mistura‖ a partir
das relações disciplinares e da contextualização do conhecimento. Hoje em relação ao
conhecimento científico temos de um lado os saberes divididos em disciplinas e de outro a
realidade e problemas cada vez mais globais e multidisciplinares. O Museu da UFRGS
caracteriza-se por ser um museu Universitário, mas que não abrange em seu espaço físico
laboratórios de pesquisas acadêmicas e científicas. Com isso, o objetivo deste estudo é
observar como ocorre a transposição da classificação do conhecimento das linhas de pesquisa
do Departamento de Astronomia da UFRGS (DepAstro), em uma esfera de produção, para a
classificação do conhecimento da exposição ―Em Casa, no Universo‖ do Museu da UFRGS,
em uma esfera de comunicação. A presente pesquisa se constitui em um estudo de caso com
abordagem qualitativa, realizada através de entrevistas, análise documental, observação,
indexação e classificação. Para análise dos dados se utilizou a Classificação Decimal
Universal - CDU - nas temáticas das linhas de pesquisa e na exposição. Como considerações
finais da pesquisa destacam-se as relações disciplinares existentes nas instâncias de produção
e de comunicação do conhecimento por meio de três graus: inter, trans e multidisciplinar. A
esfera de comunicação do saber apresentou um número maior de relações disciplinares
comparado com a esfera de produção A dissertação apresenta a CDU como uma proposta
metodológica para estudos bibliométricos e cienciométricos para Ciência da Informação.
|
Palavras-chave |
Museu da UFRGS, Classificação Decimal Universal, Classificação do Conhecimento, Exposição de Astronomia, Museologia, Ciência da Informação.
|
Abstract |
Nowadays, museums may be characterized by two paradigms: traditional and contemporary,
with research, documentation and exhibition activities being influenced by those two models.
However, the way science is made and communicated is also changing, ie, from a specialized,
fragmented practice toward an investigative practice, reigned by the "mix" of disciplinary
relations and knowledge contextualization. The aim of this study is to observe how occurs the
transposition from the knowledge classification of the UFRGS's Astronomy Department
research lines, in a production sphere, to the knowledge classification of the UFRGS's
Museum "At Home, in the Universe" exhibition, in a communication sphere. This research is
a case study with qualitative approach, made by means of interviews, document analysis,
observing, indexing and classification. The Universal Decimal Classification — UDC — was
used for data analysis in the research lines' themes ad in the exhibition. As final
considerations, this work points to the existing disciplinary relations in knowledge production
and communication, in three levels: inter, trans and multidisciplinary. It also presents the
UDC as a methodology for bibliometric and scientometric studies.
|
Keywords |
UFRGS's Museum, Universal Decimal Classification, Knowledge classification, Exhibition - Astronomy, Museology, Information Science.
|
Nível |
Mestrado
|