Classificação do conhecimento nas esferas de produção e comunicação do saber : a exposição "Em casa, no universo" do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

SEMENSATTO, Simone
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2010. 160p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lizete Dias de Oliveira).

Resumo Os museus podem, hoje, ser caracterizados por dois paradigmas: o tradicional e o contemporâneo, que influenciam as atividades de pesquisa, documentação e exposição. Observa-se a existência de diversas tipologias e novos modelos de museus. Contudo, a maneira de se fazer e comunicar ciência também está mudando, de um fazer regido pela especialização e fragmentação para um fazer investigativo, governado pela ―mistura‖ a partir das relações disciplinares e da contextualização do conhecimento. Hoje em relação ao conhecimento científico temos de um lado os saberes divididos em disciplinas e de outro a realidade e problemas cada vez mais globais e multidisciplinares. O Museu da UFRGS caracteriza-se por ser um museu Universitário, mas que não abrange em seu espaço físico laboratórios de pesquisas acadêmicas e científicas. Com isso, o objetivo deste estudo é observar como ocorre a transposição da classificação do conhecimento das linhas de pesquisa do Departamento de Astronomia da UFRGS (DepAstro), em uma esfera de produção, para a classificação do conhecimento da exposição ―Em Casa, no Universo‖ do Museu da UFRGS, em uma esfera de comunicação. A presente pesquisa se constitui em um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizada através de entrevistas, análise documental, observação, indexação e classificação. Para análise dos dados se utilizou a Classificação Decimal Universal - CDU - nas temáticas das linhas de pesquisa e na exposição. Como considerações finais da pesquisa destacam-se as relações disciplinares existentes nas instâncias de produção e de comunicação do conhecimento por meio de três graus: inter, trans e multidisciplinar. A esfera de comunicação do saber apresentou um número maior de relações disciplinares comparado com a esfera de produção A dissertação apresenta a CDU como uma proposta metodológica para estudos bibliométricos e cienciométricos para Ciência da Informação.
Palavras-chave Museu da UFRGS, Classificação Decimal Universal, Classificação do Conhecimento, Exposição de Astronomia, Museologia, Ciência da Informação.
Abstract Nowadays, museums may be characterized by two paradigms: traditional and contemporary, with research, documentation and exhibition activities being influenced by those two models. However, the way science is made and communicated is also changing, ie, from a specialized, fragmented practice toward an investigative practice, reigned by the "mix" of disciplinary relations and knowledge contextualization. The aim of this study is to observe how occurs the transposition from the knowledge classification of the UFRGS's Astronomy Department research lines, in a production sphere, to the knowledge classification of the UFRGS's Museum "At Home, in the Universe" exhibition, in a communication sphere. This research is a case study with qualitative approach, made by means of interviews, document analysis, observing, indexing and classification. The Universal Decimal Classification — UDC — was used for data analysis in the research lines' themes ad in the exhibition. As final considerations, this work points to the existing disciplinary relations in knowledge production and communication, in three levels: inter, trans and multidisciplinary. It also presents the UDC as a methodology for bibliometric and scientometric studies.
Keywords UFRGS's Museum, Universal Decimal Classification, Knowledge classification, Exhibition - Astronomy, Museology, Information Science.