Conceitos de Física por meio do lançamento de foguetes de garrafa pet: uma proposta de transposição didática no Ensino Médio

SILVA, Marcos Antonio da
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2015. 120p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Leonardo Ferreira).

Resumo Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula com estudantes da terceira série do ensino médio acerca do uso de foguetes de garrafa PET como forma de transposição didática de conceitos de Física. A proposta de transposição didática foi elaborada tendo como ferramenta atividades experimentais investigativas em sala de aula de maneira contextualizada e interdisciplinar dos conteúdos abordados. Para analisar os resultados aplicamos três avaliações no sentido de verificar os aspectos quantitativos e qualitativos dos estudantes em relação a metodologia aplicada. Na avaliação quantitativa utilizamos uma análise de covariância para tratamento dos dados e, para avaliação qualitativa, elaboramos um questionário com itens na escala Likert e submetemos os dados a um tratamento que facilitasse obter o grau de concordância para os itens da pesquisa. Como resultado desse trabalho, deixamos um produto educacional com uma sequência didática para que o professor possa aplicar essa metodologia em sala de aula.
Palavras-chave Ensino de Física, Experimentação, Transposição Didática.