JESUS, Antonio Marcos de
Concepções apresentadas por estudantes do ensino médio da Baia de Camamu e de São Miguel das Matas com relação ao fenômeno das marés
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2018. 127p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Carla Peixoto Bitencourt, Vera Aparecida Fernandes Martin).
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Resumo |
O fenômeno das marés tem despertado a curiosidade da humanidade há
milhares de anos, e com isso surgiu ao longo do tempo várias explicações para tal
fenômeno. Este trabalho entra nesta perspectiva de falar sobre as marés, tendo como
base as concepções apresentadas por dois grupos de estudantes que estudam em
regiões diferentes, sendo que um grupo reside na Baia de Camamu e vivenciam este
fenômeno quase que diariamente e o segundo grupo está em uma região afastada do
litoral chamada de Vale do Jiquiriça no município de São Miguel das Matas. Todos os
estudantes responderam um questionário com questões pessoais e sobre informática,
gravitação e fenômeno das marés. As questões foram analisadas e discutidas.
Posteriormente foram feitas intervenções utilizando-se um site, desenvolvido ao longo
da pesquisa intitulado “Universo na escola” (produto educacional), com atividades
relacionadas aos temas presentes no questionário inicial, possibilitando que os
estudantes interagissem com o objeto de estudo.
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Palavras-chave |
Marés, Gravitação, Astronomia.
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Abstract |
The phenomenon of the tides has aroused the curiosity of mankind for thousands
of years, and with this has emerged over time several explanations for such
phenomenon. This work goes into this perspective of talking about the tides, based on
the conceptions presented by two groups of students studying in different regions, one
group residing in the Bay of Camamu and experiencing this phenomenon almost daily
and the second group is in a coast region called Vale do Jiquiriça in the municipality of
São Miguel das Matas city. All students answered a questionnaire with personal
questions and about computer science, gravitation and tidal phenomena. The issues
were analyzed and discussed. Subsequently interventions were made using a website,
developed during the research entitled "Universo na escola" (educational product), with
activities related to the themes present in the initial questionnaire, allowing students to
interact with the object of study.
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Keywords |
Tides, Gravitation, Astronomy.
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Nível |
Mestrado
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