SANTOS, Thiago Pereira dos
Concepções de ciências nas obras de Monteiro Lobato: mapeamento e análise de termos científicos no livro serões de Dona Benta
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp, 2011. 134p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza).
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Resumo |
Este trabalho apresenta uma análise das potencialidades da obra Serões de Dona Benta, de
Monteiro Lobato, para o Ensino de Ciências. A partir do mapeamento, identificação e análise
dos conceitos científicos e da concepção de ciência presente no texto desse livro, explanou-se
sobre o uso da literatura de Lobato como material para o Ensino de Ciências. Com o apoio das
orientações metodológicas da Análise Textual Discursiva, a obra foi categorizada em temas
que se referem a conceitos científicos e a concepções de ciências do autor. Foi possível
identificar uma série de situações vividas pelos personagens da história que relatam temas
científicos, uma série de conceitos de Física, Química, Biologia, Filosofia das Ciências e a
grande maioria com potencial para o Ensino de Ciências. Apresenta-se também uma revisão
sobre as principais concepções de ciências na literatura para que se relacione com as
encontradas no livro e observa-se que há uma idéia bastante forte de ciência como observação
e constatação dos fenômenos da natureza, que se relaciona com uma visão empirista de
ciências.
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Palavras-chave |
Ciência e Literatura, Física e Literatura, Monteiro Lobato, Ensino de Ciências, Termos Científicos, Concepções de Ciência, Serões de Dona Benta.
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