Concepções dos professores sobre a utilização do planetário como recurso metodológico para o ensino de mecânica celeste

JÚNIOR, José Ademir Damasceno
Fortaleza/CE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFCE, 2018. 167p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mairton Cavalcante Romeu).

Resumo Esta pesquisa analisa as concepções de professores da Educação Básica, que ministram aulas de Astronomia na rede pública do Estado do Ceará. É feito um estudo sobre suas concepções no que se refere à visitação ao Planetário Rubens de Azevedo (PRA), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sob à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A preocupação com o tema justifica-se pela subutilização do Planetário como recurso metodológico para o ensino de Astronomia sem a devida exploração de todas as suas potencialidades e interação deste com a sala de aula. O PRA está localizado num ponto turístico de Fortaleza (CE), sendo procurado para visitação, principalmente, por professores e alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Levantou-se o questionamento sobre como o PRA estaria sendo utilizado para o ensino de Astronomia e Física. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa, um estudo de caso, norteado por um levantamento bibliográfico da área de Ensino em Astronomia e Física nos espaços não formais e da análise de entrevistas da amostra pesquisada. As concepções dos professores sobre as visitas escolares foram interpretadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo (AC), cujos resultados apontam para a existência de uma concepção de uma visita escolar limitada e restrita ao dia da visita, praticamente sem planejamento e roteiro, evidenciando algumas dificuldades para o ensino de conteúdos de Astronomia. Os resultados também revelam a inexistência de uma abordagem de fundamentação teórica e metodológica, voltada para o uso deste espaço na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para uma visitação à base do senso comum. Desta forma, a partir das concepções dos professores sobre as visitas escolares ao PRA, em que reconhecem que através desse equipamento os alunos apresentam indícios de uma aprendizagem significativa, a fim de que o ensino de Astronomia e Física sejam melhor explorados nesse espaço é, sem dúvida, necessária uma formação inicial ou continuada que possibilite a aquisição de um aporte teórico e metodológico para este fim.
Palavras-chave Ensino de Astronomia e Física, Espaço Não Formal de Ensino, Planetário, Análise de Conteúdo, Aprendizagem Significativa.
Abstract This research analyzes the conceptions of Basic Education teachers, who teach Astronomy classes in the public network of the State of Ceará. A study on their conceptions regarding the visitation to the Rubens de Azevedo Planetarium (PRA), of the Dragon Center of the Sea of Art and Culture, is carried out under the light of Significant Learning Theory (TAS). The concern with the theme is justified by the underutilization of the Planetarium as a methodological resource for the teaching of Astronomy without the proper exploration of all its potentialities and its interaction with the classroom. The PRA is located in a tourist point of Fortaleza (CE), being sought for visitation mainly by teachers and students participating in the Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad (OBA). The question arose as to how the PRA would be used for the teaching of Astronomy and Physics. The methodology used in this research was of a qualitative nature, a case study, guided by a bibliographical survey of the area of Teaching in Astronomy and Physics in the non formal spaces and the analysis of interviews of the researched sample. The conceptions of the teachers about the school visits were interpreted following the principles of Content Analysis (AC), whose results point to the existence of a conception of a school visit limited and restricted to the day of the visit, with almost no planning and script, showing some difficulties in teaching astronomy content. The results also reveal the inexistence of a theoretical and methodological approach, focused on the use of this space in the initial and continuous formation of teachers, contributing to a common sense visitation. In this way, from the teachers' conceptions about the school visits to the PRA, in which they recognize that through this equipment the students present signs of a significant learning, so that the teaching of Astronomy and Physics are better explored in this space is, without initial or continuing training is necessary to enable the acquisition of a theoretical and methodological contribution for this purpose.
Keywords Teaching of Astronomy and Physics, Non-Formal Teaching Space, Planetary, Content analysis, Meaningful Learning.