SANTANA, Agatha Ribeiro
Concepções dos professores sobre a utilização dos Espaços Não formais para o ensino de Astronomia
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2017. 174p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rodolfo Langhi).
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Resumo |
Esta pesquisa identifica concepções dos professores que visitaram o Observatório Didático de
Astronomia “Lionel José Andriatto”da Unesp Bauru, com seus alunos. Analisa-se suas
concepções acerca de sua visitação em espaços não formais de ensino sob à luz dos saberes
docentes, buscando subsídios para uma possível estruturação de um futuro programa de
formação continuada de docentes. A preocupação com o tema justifica-se pelo demérito que
os espaços não formais têm sido utilizados, sem a devida exploração de todas as suas
potencialidades para o ensino e a integração destes espaços com a sala de aula. Visto ser o
Observatório em estudo um espaço não formal muito procurado por professores, levantou-nos
o questionamento sobre como este estaria sendo utilizado para o ensino de Astronomia. O
estudo, de natureza qualitativa, é norteado por um levantamento bibliográfico da área de
Educação em Astronomia nos espaços não formais e da análise de entrevistas dos professores
visitantes. As concepções destes professores sobre as visitas escolares foram interpretadas
seguindo os princípios da Análise de Conteúdo, cujos resultados apontam para a existência de
uma concepção de visita escolar como uma atividade extraescolar limitada e restrita ao dia da
visita, além de colocar em evidência algumas dificuldades para o ensino de conteúdos de
Astronomia. Os resultados também revelam a inexistência da abordagem de fundamentação
teórica e metodológica voltada para o uso destes espaços na formação inicial e continuada de
professores, contribuindo para uma visitação à base do senso comum. Baseando-nos nas
concepções dos professores sobre as visitas escolares, nas dificuldades no ensino de
Astronomia e resultados de pesquisas em Ensino de Ciências, as conclusões desse estudo
fornecem subsídios para a estruturação de um programa de formação continuada, visando uma
mudança de postura na prática pedagógica dos docentes.
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Palavras-chave |
Espaço Não Formal de Ensino, Educação em Astronomia, concepções de professores, Análise de Conteúdo.
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Abstract |
This research identifies the conceptions of the teachers who visited the Observatório Didático
de Astronomia "Lionel José Andriatto", Unesp - Bauru, with their students. Their impression
about their visitation in non-formal spaces of teaching are analyzed in the light of teaching
knowledge, seeking subsidies for a possible structuring of a future program directed in the
continuous training of teachers. The concern with the theme is justified by the demerit in
which non-formal spaces have been used, without the proper exploitation of all its
potentialities for teaching and poor integration of these spaces with the classroom. As the
Observatory under study was a non-formal space much sought out by teachers, it raised
questions about how it would be used for teaching astronomy. The qualitative study is guided
by a bibliographical survey of the area of Astronomy Education in non-formal spaces and the
analysis of interviews of visiting professors. The conceptions of these teachers about the
school visits were interpreted following the principles of the Content Analysis, whose results
point to a concept of a school visit as a limited extracurricular activity and restricted to the
day of the visit, besides highlighting some difficulties in the teaching of astronomy. The
results also reveal that these spaces are not used in the initial and continued formation of
teachers nor is there an approach of implementing theoretical-methodological foundations
aimed for this objective. These results contribute to a visitation based only on common sense.
Based on teachers' conceptions of school visits, difficulties in teaching astronomy and results
of researches in Science Teaching, the conclusions of this study provide support for the
structuring of a continuing education program, aiming at a change of attitude in pedagogical
practice of teachers.
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Keywords |
Non-Formal Education Spaces, Education in Astronomy, Conceptions of teachers, Content Analysis.
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Nível |
Mestrado
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