Conhecimentos de astronomia presentes na estrutura dos argumentos de estudantes revelados a partir do trabalho com história problematizadora

GOMIDE, Hanny Angeles
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2012. 179p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Daniel Longhini).

Resumo A presente pesquisa, pautada em uma abordagem qualitativa, apresenta e analisa resultados a respeito de como um grupo de 26 alunos do ensino fundamental empregam conhecimentos de Astronomia na forma de argumentos no decorrer da implementação de uma proposta de ensino, intitulada de História Problematizadora (HP). Para tal, procuramos responder ao seguinte questionamento: quais os conhecimentos de Astronomia que estão presentes na estrutura do argumento dos alunos quando participam de uma proposta de ensino denominada de História Problematizadora? Trabalhamos com a HP denominada: Uma viagem luminosa às sombras, que trata da forma da Terra por meio do estudo das sombras. A HP apoia-se em pressupostos do trabalho investigativo, tendo como uma de suas características o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ela é composta por um texto de ficção, vivido por personagens imaginários, que conduz o aluno a desvendar um problema, relacionado com o tema. Sua solução é buscada a partir de atividades em grupo, fomentadas por materiais que atuam como apoio, fornecendo subsídios para que os estudantes, ao manipulá-los, levantem hipóteses, socializem-nas e construam seus argumentos. A sequência didática abordada na HP contempla atividades que envolvem leitura da história, interpretação, socialização, relação com fatos cotidianos, resolução de problemas, manipulação de materiais, produção escrita dos relatos e sistematização dos resultados. Os estudantes, ao participarem da atividade, apresentam suas ideias na forma de argumentos, os quais podem haver semelhanças com o modelo proposto por Toulmin, a partir do qual analisamos os dados e identificamos os conhecimentos de Astronomia que emergiram. Os instrumentos de coleta dos dados foram as gravações em vídeos das falas dos alunos, os registros escritos e os indicativos não verbais, que compreendem atitudes, gestos e ações que os estudantes apresentaram durante a implementação da proposta. Os resultados revelaram que o trabalho com a HP propiciou interação entre os pares, favoreceu a exposição dos conhecimentos dos alunos acerca do tema proposto. Quando analisado conforme a estrutura do argumento segundo Toulmin, apresentam elementos básicos, como dados, justificativas e conclusões. Quanto aos conhecimentos divulgados, a pesquisa mostrou que os alunos buscam formas de encontrar respostas ao problema exposto na história e empregam modelos explicativos que pautam em concepções de Terra plana e estática, com o Sol girando em torno dela. Tais dados, além de revelarem como as concepções dos alunos são resistentes à mudança, também mostram a dificuldade em se abordar a forma de nosso planeta a partir do estudo das sombras. No que se refere à HP, percebemos que os alunos se mantêm presos aos dados da história, buscando adequar suas concepções ao proposto pela história ou até mesmo manipulando os materiais para corroborarem as informações trazidas por ela. Apesar de o trabalho com a história problematizadora ter se revelado como uma possibilidade de envolvimento ativo do aprendiz no processo de aprendizagem, implicações futuras nos conduzem a pensar que a elaboração de novas histórias deva trazer em seu enredo elementos que ofereçam diferentes pontos de vista, para incentivar ainda mais o debate a partir de concepções diversas.
Arquivo PDF document 2012_GOMIDE_D_UFU.pdf — Documento PDF, 2.00 MB