Construção cooperativa de ações no contexto escolar a partir de discussões de Ciências com professores em um espaço coletivo

MARIANO, Ivan Araújo
Campinas/SP, Universidade Estadual Campinas, UNICAMP, 2014. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adriana Vitorino Rossi).

Resumo Diante da importância de espaços coletivos, da existência de um currículo geralmente fragmentado, principalmente no que se relaciona com ciências, da baixa motivação docente e do aparente distanciamento entre universidade e escola, parece relevante fomentar pesquisas em parceria com os professores em exercício. Acreditamos que espaços coletivos para a discussão e o planejamento de atividades podem gerar efeitos positivos na formação continuada de professores. Assim, este trabalho de mestrado teve como objetivo entender alguns efeitos de discussões sobre conceitos científicos para os professores em um espaço coletivo e como/porque as discussões foram ou não efetivadas nas aulas desses professores. Foi aplicada metodologia qualitativa, do tipo pesquisa-ação cooperativa, com análise dos dados utilizando análise de conteúdo. Os dados foram obtidos a partir de transcrição do áudio das reuniões e entrevistas realizadas e das respostas a questionários. Conseguimos reunir em um espaço, chamado de aula trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola pública estadual, professores do Ensino Fundamental e Médio. Como temas de discussão foram tratados “Suplementos alimentares” e “astronomia”, este último tendo sido escolhido pelos professores como eixo para discussão com seus estudantes. Como resultado do planejamento coletivo, houve uma visita com os estudantes a um observatório astronômico, além de outras atividades propostas. Podemos dizer que um ambiente de cooperação foi estabelecido nas reuniões de ATPC e o espaço efetivou-se como coletivo, tendo sido notados aspectos motivacionais em alguns professores que indicaram que o vínculo estabelecido com a escola e a discussão coletiva trouxeram contribuições favoráveis para o grupo como, por exemplo, reflexões sobre sua prática profissional e mudanças nas estratégias docentes e nas relações intraescolares.
Palavras-chave Pesquisas, Professores, Currículo.