FRANÇA, Samantha Philigret Santos da
Construção de conhecimento científico e elementos de Física contemporânea: modelos de mundo
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2016. 126p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Álvaro Luis Martins de Almeida Nogueira).
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Resumo |
A partir do pressuposto de ensino/aprendizado como processo
constitutivo de educação para a emancipação e autonomia crítica, e tomando a
Física como ambiente para a vivência da construção do conhecimento em
coerência com a natureza da ciência, esta dissertação apresenta um produto
didático, a análise de sua aplicação e os resultados obtidos. Busca-se estender
à discussão de elementos de Física Contemporânea, por vezes distantes dos
conhecimentos prévios e intuitivos, uma proposta de aprendizado construído
por questionamentos sucessivos. O produto consiste em dois guias didáticos
que contêm, cada uma, uma sequência didática de aulas teóricas. O primeira
guia didático se destina ao primeiro ano e a segunda ao terceiro ano do Ensino
Médio, abordando, ambas, o conteúdo de Cosmologia – Modelos de Mundo - e
Física Contemporânea, e diferindo, contudo, em função do grau de
aprofundamento em que estes temas são apresentados, pois levam-se em
consideração os correspondentes conhecimentos prévios e o grau de
maturidade dos estudantes em cada momento do Ensino Médio. O material foi
produzido com foco na construção do conhecimento científico pelo(a) aluno(a),
processo em que este(a) se torna o(a) protagonista do seu fazer discente por
perguntas motivadoras. Nessas questões, abre-se espaço para a contestação
do estabelecido, promovendo-se retornos que permitem reconstruir, na
prevalência de senso crítico, o conhecimento científico. Nesta dissertação, após
um percurso de Motivação, Fundamentação Teórica e Metodologia, comenta-se
o produto didático, que foi aplicado, em sua forma preliminar, em três turmas do
Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Murilo Braga, em São João de
Meriti, Rio de Janeiro. A análise dessa aplicação integra a presente dissertação,
e o produto, com adaptações, é apresentado nos Apêndices. Não se pretende
conceber versão definitiva, mas oferecer material como sugestão consolidada.
Considerando-se a reflexão trazida aqui, espera-se que o(a) professor(a),
juntamente com os(as) alunos(as), readapte o material face à diversidade e
necessidade que o(a) tocam. Por fim, produzem-se Conclusões e Perspectivas.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Filosofia da Ciência, História da Ciência, Cosmologia, Física Contemporânea.
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Abstract |
The present work is based upon the assumption that teaching/learning
should define a constitutive process for an emancipative education, with
autonomous criticism as a necessary outcome for students. Physics is taken as
a promising domain to host a participative construction of knowledge approach
consistent with the idea of familiarizing the student with the nature of science.
This work focus on building an extension to the discussion of Contemporary
Physics - and its counterintuitive concepts – of a learning method based upon
defying questions. As a tool to achieve such purposes, a product – two sets of a
sequence of booklets – is conceived and applied to three different groups of
students, all of them following the last term of secondary school. The analysis
and results of that trial are also among the contents of the present work. The
product splits in two sets of booklets tailored for the first and the last terms of
secondary school, as one considers previous knowledge and maturity degree of
students as relevant features. However, both collections are about the same
theme, namely, Cosmology – Models of the Universe – and Contemporary
Physics. Motivating questions open rooms for challenging established models of
the Cosmos, allowing for steps back to already ruled out proposals. At this point,
reconstruction of a more accurate model or a newel acceptance of a standard
model is performed by the student that plays a main role, and becomes
protagonist of his/her learning upon enriched criticism criteria. In this
dissertation, one presents an Introduction and the Motivation for this work
followed by Theoretical Foundations and Methodology. Comments on a
preliminary version of the product that has been applied to three classes of the
last term of Colégio Estadual Professor Murilo Braga, a state high school in São
João de Meriti, state of Rio de Janeiro, are then provided. The product has
already merited some adaptations, and it is presented in the Appendices. As a
matter of fact, it stands as a starting point, as the interaction between teacher
and students is of great relevance according to our premises. An analysis of the
trial is performed and, finally, conclusions are presented and perspectives are
depicted.
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Keywords |
Physics education, Philosophy of Science, History of Science, Cosmology, Contemporary Physics.
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Nível |
Mestrado
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