Construção de conhecimento científico e elementos de Física contemporânea: modelos de mundo

FRANÇA, Samantha Philigret Santos da
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2016. 126p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Álvaro Luis Martins de Almeida Nogueira).

Resumo A partir do pressuposto de ensino/aprendizado como processo constitutivo de educação para a emancipação e autonomia crítica, e tomando a Física como ambiente para a vivência da construção do conhecimento em coerência com a natureza da ciência, esta dissertação apresenta um produto didático, a análise de sua aplicação e os resultados obtidos. Busca-se estender à discussão de elementos de Física Contemporânea, por vezes distantes dos conhecimentos prévios e intuitivos, uma proposta de aprendizado construído por questionamentos sucessivos. O produto consiste em dois guias didáticos que contêm, cada uma, uma sequência didática de aulas teóricas. O primeira guia didático se destina ao primeiro ano e a segunda ao terceiro ano do Ensino Médio, abordando, ambas, o conteúdo de Cosmologia – Modelos de Mundo - e Física Contemporânea, e diferindo, contudo, em função do grau de aprofundamento em que estes temas são apresentados, pois levam-se em consideração os correspondentes conhecimentos prévios e o grau de maturidade dos estudantes em cada momento do Ensino Médio. O material foi produzido com foco na construção do conhecimento científico pelo(a) aluno(a), processo em que este(a) se torna o(a) protagonista do seu fazer discente por perguntas motivadoras. Nessas questões, abre-se espaço para a contestação do estabelecido, promovendo-se retornos que permitem reconstruir, na prevalência de senso crítico, o conhecimento científico. Nesta dissertação, após um percurso de Motivação, Fundamentação Teórica e Metodologia, comenta-se o produto didático, que foi aplicado, em sua forma preliminar, em três turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Murilo Braga, em São João de Meriti, Rio de Janeiro. A análise dessa aplicação integra a presente dissertação, e o produto, com adaptações, é apresentado nos Apêndices. Não se pretende conceber versão definitiva, mas oferecer material como sugestão consolidada. Considerando-se a reflexão trazida aqui, espera-se que o(a) professor(a), juntamente com os(as) alunos(as), readapte o material face à diversidade e necessidade que o(a) tocam. Por fim, produzem-se Conclusões e Perspectivas.
Palavras-chave Ensino de Física, Filosofia da Ciência, História da Ciência, Cosmologia, Física Contemporânea.
Abstract The present work is based upon the assumption that teaching/learning should define a constitutive process for an emancipative education, with autonomous criticism as a necessary outcome for students. Physics is taken as a promising domain to host a participative construction of knowledge approach consistent with the idea of familiarizing the student with the nature of science. This work focus on building an extension to the discussion of Contemporary Physics - and its counterintuitive concepts – of a learning method based upon defying questions. As a tool to achieve such purposes, a product – two sets of a sequence of booklets – is conceived and applied to three different groups of students, all of them following the last term of secondary school. The analysis and results of that trial are also among the contents of the present work. The product splits in two sets of booklets tailored for the first and the last terms of secondary school, as one considers previous knowledge and maturity degree of students as relevant features. However, both collections are about the same theme, namely, Cosmology – Models of the Universe – and Contemporary Physics. Motivating questions open rooms for challenging established models of the Cosmos, allowing for steps back to already ruled out proposals. At this point, reconstruction of a more accurate model or a newel acceptance of a standard model is performed by the student that plays a main role, and becomes protagonist of his/her learning upon enriched criticism criteria. In this dissertation, one presents an Introduction and the Motivation for this work followed by Theoretical Foundations and Methodology. Comments on a preliminary version of the product that has been applied to three classes of the last term of Colégio Estadual Professor Murilo Braga, a state high school in São João de Meriti, state of Rio de Janeiro, are then provided. The product has already merited some adaptations, and it is presented in the Appendices. As a matter of fact, it stands as a starting point, as the interaction between teacher and students is of great relevance according to our premises. An analysis of the trial is performed and, finally, conclusions are presented and perspectives are depicted.
Keywords Physics education, Philosophy of Science, History of Science, Cosmology, Contemporary Physics.