PEREIRA, Jefferson de Sousa
Construção de instrumentos de observação astronômica para o ensino de óptica geométrica
Brasília/SP, Universidade de Brasília, UnB, 2016. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wytler Cordeiro dos Santos).
|
Resumo |
O ensino de Astronomia está cada vez mais extinto nos currículos
escolares. Por essa razão, acreditamos que inserir tópicos de Astronomia nas
aulas de Física de maneira interdisciplinar é uma estratégia viável para que os
alunos tenham contato com o tema. É a partir desta proposta que foram
elaboradas aulas de Óptica Geométrica, com o intuito de montar lunetas
galileanas (telescópios refletores), as quais foram aplicadas numa escola
pública da cidade do Paranoá no Distrito Federal, em duas turmas de 2o ano do
Ensino Médio. Ainda sim, dividimos essas aulas em duas etapas: momento
tradicional – conteúdo de princípios da natureza da luz e espelhos (planos e
esféricos) e aulas tradicionais – e momento prático – com conteúdo de refração
da luz e lentes esféricas e aulas direcionadas à montagem da luneta galileana
e oficina de montagem do equipamento com observação astronômica. Foram
feitas avaliações nos dois momentos, a fim de realizar uma análise do
desempenho dos alunos em cada um dos momentos, comparando as duas
estratégias de ensino.
|
Palavras-chave |
Ensino de Física, Observação Astronômica, Construção de Equipamentos, Óptica Geométrica.
|
Abstract |
The astronomy education is increasingly extinct curricula. For this reason we
believe that enter astronomical topics in physics classes in an interdisciplinary
way is more feasible for students to have contact with the subject. It is with this
view that elaborate geometric optics classes aiming to assemble Galilean
telescopes (reflecting telescopes), and apply those lessons in a public school
Paranoá city in the Federal District, in two groups of 2nd year of high school.
Still, we divided these classes into two stages: the traditional time - the
traditional classes and content principles of the nature of light and mirrors (flat
and spherical) - and practical time - with refractive contents from light and
spherical lenses, with classes aimed at Mount Galilean telescope and finally the
equipment assembly workshop with astronomical observation. Evaluations were
made on both occasions, in order to conduct a performance assessment of
students in each of the moments, comparing the two teaching strategies.
|
Keywords |
Physics education, Astronomical observation, Construction equipment, Geometric optics.
|
Nível |
Mestrado
|