Construção de instrumentos de observação astronômica para o ensino de óptica geométrica

PEREIRA, Jefferson de Sousa
Brasília/SP, Universidade de Brasília, UnB, 2016. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wytler Cordeiro dos Santos).

Resumo O ensino de Astronomia está cada vez mais extinto nos currículos escolares. Por essa razão, acreditamos que inserir tópicos de Astronomia nas aulas de Física de maneira interdisciplinar é uma estratégia viável para que os alunos tenham contato com o tema. É a partir desta proposta que foram elaboradas aulas de Óptica Geométrica, com o intuito de montar lunetas galileanas (telescópios refletores), as quais foram aplicadas numa escola pública da cidade do Paranoá no Distrito Federal, em duas turmas de 2o ano do Ensino Médio. Ainda sim, dividimos essas aulas em duas etapas: momento tradicional – conteúdo de princípios da natureza da luz e espelhos (planos e esféricos) e aulas tradicionais – e momento prático – com conteúdo de refração da luz e lentes esféricas e aulas direcionadas à montagem da luneta galileana e oficina de montagem do equipamento com observação astronômica. Foram feitas avaliações nos dois momentos, a fim de realizar uma análise do desempenho dos alunos em cada um dos momentos, comparando as duas estratégias de ensino.
Palavras-chave Ensino de Física, Observação Astronômica, Construção de Equipamentos, Óptica Geométrica.
Abstract The astronomy education is increasingly extinct curricula. For this reason we believe that enter astronomical topics in physics classes in an interdisciplinary way is more feasible for students to have contact with the subject. It is with this view that elaborate geometric optics classes aiming to assemble Galilean telescopes (reflecting telescopes), and apply those lessons in a public school Paranoá city in the Federal District, in two groups of 2nd year of high school. Still, we divided these classes into two stages: the traditional time - the traditional classes and content principles of the nature of light and mirrors (flat and spherical) - and practical time - with refractive contents from light and spherical lenses, with classes aimed at Mount Galilean telescope and finally the equipment assembly workshop with astronomical observation. Evaluations were made on both occasions, in order to conduct a performance assessment of students in each of the moments, comparing the two teaching strategies.
Keywords Physics education, Astronomical observation, Construction equipment, Geometric optics.