Construção de um jogo didático digital ligado à divulgação científica da Astronomia

BELIZ, Felipe Santana
Feira de Santana/BA, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2016. 112p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vera Aparecida Fernandes Martin e Iranderly Fernandes de Fernandes).

Resumo A proposta desta dissertação, ligada ao Mestrado Profissional em Astronomia, da Universidade Estadual de Feira de Santana, é oferecer uma alternativa prazerosa para a introdução de conteúdos ligados à Astronomia na sala de aula. Nesta perspectiva, foi elaborado um projeto baseado em um jogo didático digital de perguntas e respostas utilizando-se um computador. O jogo, com temas da Astronomia, foi inserido em 3 turmas, com 3 métodos diferentes, tendo como público alvo os estudantes do 1º ano do Colégio Estadual Rotary no município de Feira de Santana na Bahia, durante algumas aulas de Física. O jogo criado foi no estilo do conhecido “Show do Milhão”, contendo 4 níveis de dificuldades para as perguntas e 3 tipos de ajuda. Neste jogo temos a possibilidade de jogar individualmente ou em grupos. Ao fim de cada rodada temos uma pontuação que vai aumentando à medida que se vai acertando mais perguntas e assim, no final do jogo, tem-se um sistema de ranking local e global. Percebemos que diferentes turmas podem ser estimuladas de maneiras diversas e mesmo assim obtêm-se resultados praticamente semelhantes. Foi perceptível neste trabalho que a motivação por parte dos estudantes e professores fez a diferença para uma mudança na atitude dos estudantes, portanto, tornando a proposta significativa para todos os envolvidos.
Arquivo PDF document 2016_BELIZ_D_UEFS.pdf — Documento PDF, 4.95 MB