Construção e aplicação de um material didático para inserção da Astronomia no Ensino Médio: uma proposta baseada nos referenciais curriculares do Rio Grande do Sul

MORETTI, Roberta Lima
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2012. 284p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria de Fátima Oliveira Saraiva).

Resumo Um novo referencial curricular para o estado do Rio Grande do Sul foi estabelecido e passou a vigorar em março de 2010. Intitulado Lições do Rio Grande, tal referencial preserva os temas estruturantes das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), mas sugere uma sequência para o desenvolvimento desses temas ao longo do Ensino Médio, na qual o tema Universo, Terra e vida é o primeiro a ser abordado no primeiro ano. As Lições do Rio Grande entendem que o domínio da língua materna é fundamental para organizar cognitivamente a realidade, exercer a cidadania e comunicar-se com os outros. Dessa forma, propõem que a aprendizagem dos conteúdos de Física seja permeada por três eixos fundamentais: representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural. As competências básicas – ler e escrever, e resolver problemas – devem ser desenvolvidas a partir desses eixos. Este trabalho tem como principais objetivos o desenvolvimento e a aplicação de um material didático para o ensino de Física no Ensino Médio que contemple as Lições do Rio Grande, que aborde o tema estruturante Universo, Terra e vida e que tenha como referencial metodológico o Ensino por Investigação – uma abordagem baseada em uma combinação de teorias construtivistas. No Ensino de Ciências por Investigação o estudante deve ser ativo em sua aprendizagem e o educador dever ser um guia ou facilitador que propõe problemas e auxilia os educandos na resolução dos mesmos. Para o desenvolvimento do material faz-se necessária uma revisão da literatura, onde buscamos atividades relacionadas ao Ensino de Astronomia que estivessem em consonância com o referencial adotado e permitissem o desenvolvimento das competências. A busca de tais atividades foi feita em revistas especializadas em ensino de Física e/ou Astronomia (RBEF, CBEF e RELEA) e em grupos que divulgam propostas para o ensino de Astronomia (GTTP e GHOU). As atividades sofreram adaptações para se adequar ao tempo da aula e para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A aplicação do material foi feita em duas turmas regulares de 1º ano do Ensino Médio, em uma escola do campo, onde boa parte dos educandos são filhos de trabalhadores rurais. A aplicação teve início em março de 2010 e se estendeu até dezembro do mesmo ano. A estrutura das aulas permitiu que os educandos participassem das atividades de forma ativa, sendo a leitura e a escrita privilegiadas durante as aulas. O desenvolvimento dos conteúdos aconteceu a partir de questões propostas como “O universo é estático ou dinâmico?” e “Por que ocorrem as fases da Lua?”. Para responder aos questionamentos, os educandos fizeram leitura de textos, participaram de atividades coletivas, manusearam maquetes, confrontaram suas ideias e produziram pequenos textos. A avaliação da proposta foi feita a partir de relatórios confeccionados pela educadora e de pré-testes e pós-testes respondidos pelos educandos. Podemos concluir que a temática Universo, Terra e vida é motivadora e interessante para os estudantes, a grande maioria se sente à vontade para fazer questionamentos e expressar opiniões durante a aula. A comparação dos resultados entre pré e pós-testes mostrou uma perceptível evolução dos educandos em termos de conteúdo. Durante alguns impasses, pudemos perceber que o desenvolvimento de competências demanda tempo e é complexo de ser avaliado. A quantidade de horas-aula semanais disponibilizadas para a disciplina de Física dificulta a abordagem de todo o conteúdo proposto pelos PCN+ e o desenvolvimento simultâneo de competências.
Arquivo PDF document 2012_MORETTI_D_UFRGS.pdf — Documento PDF, 6.02 MB