Construção e uso de um aplicativo para Android como auxílio ao ensino de Física

TEIXEIRA, Raoni Thales de Medeiros
Construção e uso de um aplicativo para Android como auxílio ao ensino de Física
Natal/RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte., IFRN, 2016. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Melquisedec Lourenço da Silva).

Resumo Visando quebrar os obstáculos que separam muitos alunos do Ensino da Física, este trabalho tem como objetivo a criação de um aplicativo para dispositivos móveis, como tablets e Smartphones, com sistema operacional Android. O aplicativo Física in Mãos (https://play.google.com/store/apps/details ?id=raoni.ifrn.mestrado.fisicainmaos) foi criado com o intuito de reunir o máximo de informações possíveis e necessárias para o estudo, individual ou acompanhado, do conteúdo de Mecânica, á nível de ensino médio. Na tentativa de trabalhar a Física na linguagem digital dos jovens, nativos digitais, utilizamos o aplicativo com o conteúdo de Gravitação em turmas do Ensino Médio e analisamos seus efeitos sobre a aprendizagem dos discentes. Este trabalho está baseado na Teoria da Aprendizagem Cognitiva, de David Ausubel, com a qual buscamos ensinar Física a partir de concepções prévias dos alunos, utilizando mídias do seu cotidiano. O produto educacional foi aplicado em duas turmas do Ensino Médio e através de um questionário de conhecimentos prévios, aplicado como pré e pós-teste, foi verificado um ganho significativo no aprendizado do conteúdo, quando comparamos os resultados antes e após a aplicação. Os resultados mostram que este produto é potencialmente significativo, pois os resultados indicam que é possível promover uma aprendizagem significativa através do aplicativo.
Palavras-chave ensino de Física, m-learning, mídias educacionais, gravitação, aprendizagem significativa.
Abstract Aiming to break down barriers that separate many students of the physics teaching, this work objectives to create an application for mobile devices such as tablets and smartphones with Android operating system. The Physics in Hands was created in order to gather as much information as possible and necessary for the study, individually or together, of mechanics subject. In trying to work on physics in the digital language of youngs, digital natives, we use the application with the subject of Gravitation in high school classes and analyze its effects on learning of students. This work is based on the theory of David Ausubel Cognitive Learning, with which we seek to work in Physics from previous conceptions of the students, using media of their quotidian lives. The educational resource was applied in two groups of high school through of a questionnaire previous knowledge, applied as before and post-test, it was observed a significant gain in learning content, when we compare the results before and after application. The results show that this product is potentially significant because it indicates that it is possible to promote meaningful learning through the application.
Keywords physical education, m-learning, educational media, gravitation, meaningful learning.