TEIXEIRA, Raoni Thales de Medeiros
Construção e uso de um aplicativo para Android como auxílio ao ensino de Física
Natal/RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte., IFRN, 2016. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Melquisedec Lourenço da Silva).
|
Resumo |
Visando quebrar os obstáculos que separam muitos alunos do Ensino
da Física, este trabalho tem como objetivo a criação de um aplicativo para
dispositivos móveis, como tablets e Smartphones, com sistema operacional
Android. O aplicativo Física in Mãos (https://play.google.com/store/apps/details
?id=raoni.ifrn.mestrado.fisicainmaos) foi criado com o intuito de reunir o máximo
de informações possíveis e necessárias para o estudo, individual ou
acompanhado, do conteúdo de Mecânica, á nível de ensino médio. Na tentativa
de trabalhar a Física na linguagem digital dos jovens, nativos digitais, utilizamos
o aplicativo com o conteúdo de Gravitação em turmas do Ensino Médio e
analisamos seus efeitos sobre a aprendizagem dos discentes. Este trabalho está
baseado na Teoria da Aprendizagem Cognitiva, de David Ausubel, com a qual
buscamos ensinar Física a partir de concepções prévias dos alunos, utilizando
mídias do seu cotidiano. O produto educacional foi aplicado em duas turmas do
Ensino Médio e através de um questionário de conhecimentos prévios, aplicado
como pré e pós-teste, foi verificado um ganho significativo no aprendizado do
conteúdo, quando comparamos os resultados antes e após a aplicação. Os
resultados mostram que este produto é potencialmente significativo, pois os
resultados indicam que é possível promover uma aprendizagem significativa
através do aplicativo.
|
Palavras-chave |
ensino de Física, m-learning, mídias educacionais, gravitação, aprendizagem significativa.
|
Abstract |
Aiming to break down barriers that separate many students of the physics
teaching, this work objectives to create an application for mobile devices such as
tablets and smartphones with Android operating system. The Physics in Hands
was created in order to gather as much information as possible and necessary
for the study, individually or together, of mechanics subject. In trying to work on
physics in the digital language of youngs, digital natives, we use the application
with the subject of Gravitation in high school classes and analyze its effects on
learning of students. This work is based on the theory of David Ausubel Cognitive
Learning, with which we seek to work in Physics from previous conceptions of the
students, using media of their quotidian lives. The educational resource was
applied in two groups of high school through of a questionnaire previous
knowledge, applied as before and post-test, it was observed a significant gain in
learning content, when we compare the results before and after application. The
results show that this product is potentially significant because it indicates that it
is possible to promote meaningful learning through the application.
|
Keywords |
physical education, m-learning, educational media, gravitation, meaningful learning.
|
Nível |
Mestrado
|