FERNANDES, Luís Fernando Gomes
Contos de ficção científica como recurso pedagógico para o ensino de Física e Astronomia
Mossoró/RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, 2015. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexsandro Pereira Lima).
|
Resumo |
A área de Ensino de Ciências conta com um extenso referencial bibliográfico que
discute a utilização da literatura como ferramenta didática. O presente trabalho
pretende incorporar-se a este conjunto tomando a utilização de contos de ficção
científica como premissa para abordar conteúdos de astronomia nas aulas de física.
Partimos do pressuposto que as competências ligadas à leitura e interpretação são
fundamentais para o desenvolvimento do aluno em todas as disciplinas. Propomos a
tomada desta responsabilidade também por parte dos professores de física. Em
paralelo reforçamos a necessidade de maior inclusão de conteúdos de astronomia
nas aulas de física como forma de modernizar o currículo do Ensino Médio. Para
desenvolvimento e aplicação da pesquisa escolhemos dois, A Ultima Pergunta de
Isaac Asimov e O Planeta Pesado de Milton Rothman. O primeiro é um dos mais
conhecidos contos do autor e tem como tema central a evolução da humanidade e
sua relação com a tecnologia como pano de fundo para a pergunta definitiva: seria
possível reverter a entropia em seu estado máximo? O segundo é ambientado em
um planeta fictício com condições de pressão atmosférica e de campo gravitacional
muito maiores que as da Terra, e faz parte de uma coletânea organizada por Asimov
que propõe possibilidades de utilização dos contos ali apresentados no ensino e
aprendizagem de ciências. Para realizar uma análise literária das obras valemo-nos
da semiótica de A. Greimas com a intenção de extrair seus principais elementos
textuais e utilizá-los como aplicação didática. A etapa prática da pesquisa aconteceu
na Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves, em Fortaleza, no estado
do Ceará. Com base no que foi desenvolvido na escola estadual, elaborou-se a
primeira parte do produto educacional desta dissertação, uma proposta de
intervenção metodológica para utilização de contos em aulas de física e astronomia.
A segunda parte do produto educacional consiste em um podcast sobre o mesmo
tema da pesquisa, como forma de disseminar esta iniciativa e incentivar novas
experiências semelhantes.
|