Contos de ficção científica como recurso pedagógico para o ensino de Física e Astronomia

FERNANDES, Luís Fernando Gomes
Mossoró/RN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, 2015. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alexsandro Pereira Lima).

Resumo A área de Ensino de Ciências conta com um extenso referencial bibliográfico que discute a utilização da literatura como ferramenta didática. O presente trabalho pretende incorporar-se a este conjunto tomando a utilização de contos de ficção científica como premissa para abordar conteúdos de astronomia nas aulas de física. Partimos do pressuposto que as competências ligadas à leitura e interpretação são fundamentais para o desenvolvimento do aluno em todas as disciplinas. Propomos a tomada desta responsabilidade também por parte dos professores de física. Em paralelo reforçamos a necessidade de maior inclusão de conteúdos de astronomia nas aulas de física como forma de modernizar o currículo do Ensino Médio. Para desenvolvimento e aplicação da pesquisa escolhemos dois, A Ultima Pergunta de Isaac Asimov e O Planeta Pesado de Milton Rothman. O primeiro é um dos mais conhecidos contos do autor e tem como tema central a evolução da humanidade e sua relação com a tecnologia como pano de fundo para a pergunta definitiva: seria possível reverter a entropia em seu estado máximo? O segundo é ambientado em um planeta fictício com condições de pressão atmosférica e de campo gravitacional muito maiores que as da Terra, e faz parte de uma coletânea organizada por Asimov que propõe possibilidades de utilização dos contos ali apresentados no ensino e aprendizagem de ciências. Para realizar uma análise literária das obras valemo-nos da semiótica de A. Greimas com a intenção de extrair seus principais elementos textuais e utilizá-los como aplicação didática. A etapa prática da pesquisa aconteceu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves, em Fortaleza, no estado do Ceará. Com base no que foi desenvolvido na escola estadual, elaborou-se a primeira parte do produto educacional desta dissertação, uma proposta de intervenção metodológica para utilização de contos em aulas de física e astronomia. A segunda parte do produto educacional consiste em um podcast sobre o mesmo tema da pesquisa, como forma de disseminar esta iniciativa e incentivar novas experiências semelhantes.
Palavras-chave Ensino de Física, astronomia, conto de ficção científica.