Contribuições de recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem: utilização de softwares livres para potencializar e dinamizar o ensino de ciências

FREDERICO, Fernando Temporini
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá,, UEM, 2013. 143p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dulcinéia Ester Pagani Gianotto).

Resumo Este estudo objetivou verificar as possibilidades e desafios da utilização de dois softwares livres: Celestia e Stellarium e suas possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de astronomia. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu durante todas as ações inerentes à pesquisa, constituída de questionários, falas transcritas de entrevistas e documentos, envolvendo 27 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública da rede estadual. Os referidos sujeitos foram divididos em dois grupos (A e B). Com o primeiro grupo (A), foram realizadas atividades mais convencionais, como a leitura de trechos de manuais didáticos e resolução de questões, contemplando conteúdos de astronomia. Já com os alunos do grupo (B), foram utilizados os referidos softwares, como ferramenta didático-metodológica para se abordar os mesmos conceitos de astronomia. A experiência fundamenta-se nas diretrizes teóricas da educação tecnológica, apoiando-se em autores como ALTOÉ e SILVA (2005), CARNEIRO (2002), COLL, MONEREO e cols.. (2010), FREIRE e VALENTE (2001), GIANOTO (2008), MORAN (2000), VALENTE (1999) dentre outros. A análise e discussão de dados, baseadas também em autores como AUMONT (1995), JOLY (1996) e NEIVA JR (1986) evidenciaram que as imagens, cores e movimentos provenientes dos softwares Celestia e Stellarium foram capazes de proporcionarem resultados positivos, quando empregados aos alunos do grupo (B) e comparados aos do grupo (A). Identificou-se, portanto, que a ação de se utilizar tecnologias como os softwares são formas metodológicas capazes de tornar o ensino de astronomia mais dinâmico e diferenciado. Para tanto, este estudo ainda buscou verificar, considerando argumentações de autores tais como ALTET (2001), CANDAU (2003), CARVALHO e GIL PÉREZ (2003), NOGAI (2005), PENATI (2005), se os professores, atuantes na escola onde ocorreu a pesquisa, possuem a formação mínima para lidar com essa ferramenta tecnológica, como é o caso do computador e dos softwares, onde se pode constatar que ainda há uma carência considerável, quando se trata da formação tecnológica de professores.
Palavras-chave Astronomia, Softwares, Formação de Professores, Ensino de Ciências.