ZANATTI, Andrea Walder
Contribuições para o ensino de ciências do sexto ano do ensino fundamental de Mato Grosso do Sul: Formação continuada de professores em astronomia incluindo aspectos da etnoastronomia indígena e africana.
Campo Grande/MS, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2014. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Onofre Salgado Siqueira).
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Resumo |
O presente trabalho é uma proposta de contribuição com o ensino de Ciências da Natureza nas classes do 6° ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O interesse pelo 6° ano do ensino fundamental deu-se porque é nesta etapa de ensino que os componentes curriculares são ministrados por especialistas de cada área. Com este foco e como primeiro passo da pesquisa, realizou-se a análise de documentos oficiais que norteiam os conteúdos ministrados nesta etapa de ensino, tais como, Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Referenciais Curriculares da rede estadual e municipal de Campo Grande/MS. Posterior à análise dos documentos oficiais, realizou-se levantamento de dados para averiguar quais livros didáticos foram mais adotados pelas escolas estaduais, pois se sabe que o livro ainda é o principal instrumento de apoio didático dos docentes; selecionaram-se quatro coleções para análise, sendo que três representaram quase 90% das coleções adotadas pelas unidades escolares estaduais de Campo Grande/MS e uma a melhor avaliada pela comissão do MEC. As análises indicaram que os livros didáticos não estão em consonância com os Referenciais Curriculares do Estado de Mato Grosso do Sul (a saber: História do Universo, Sistema Solar e origem dos seres vivos) bem como a existência de vários erros conceituais. Além disso, as coleções (com exceção de uma que o fez de maneira equivocada) não apresentaram as contribuições das astronomias e africanas como preconizam as leis. Assim, elaboramos um gibi, dirigido aos alunos do 6º ano, com a finalidade de apresentar as construções científicas relevantes dos povos indígenas e dos africanos no que com relação a esses conteúdos. Adicionalmente, considerando-se que os professores e professoras que ministram aulas de Ciências em escolas estaduais de MS tem sua formação acadêmica em Ciências Biológicas (cursos que não contemplam Astronomia nas suas matrizes curriculares) desenvolvemos uma sequência didática e um curso, na forma de oficinas, para esses docentes. A avaliação do curso se deu ao longo de todas as atividades desenvolvidas, por meio de anotações em diário de campo e, posteriormente, pelo acompanhamento das aulas desses docentes em suas escolas. Pode-se constatar que houve evolução dos conceitos anteriormente apresentados pelos docentes, embora alguns conceitos alternativos não tenham sido superados. Observou-se também que a aceitação do gibi pelos alunos foi muito boa, em geral. Fatos relacionados com a comunidade onde a escola está localizada, embora não tenham sido alvo de nossa pesquisa, mostraram-se de extrema importância no desempenho das aulas. Perspectivas de trabalhos futuros envolvendo o aprimoramento e a confecção de novos materiais didáticos são apresentados.
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