Cratera de impacto de Vista Alegre (Coronel Vivida, PR) e seu conteúdo geocientífico como educação não formal

HUNDSDORFER, Marco Aurélio Riesemberg
Cratera de impacto de Vista Alegre (Coronel Vivida, PR) e seu conteúdo geocientífico como educação não formal
Ponta Grossa/PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, 2017. 105p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antonio Liccardo).

Resumo Em Coronel Vivida (PR), no distrito de Vista Alegre, foi identificada um cratera de impacto de meteorito em 2004, que posteriormente foi tombada como patrimônio geológico-geomorfológico paranaense. A cratera se situa a 12 quilômetros da sede do município e apresenta 9,5 quilômetros de diâmetro. É considerada rara por ser uma das sete crateras de impacto conhecidas no Brasil, e uma das quatro existentes sobre derrames de lava basáltica no mundo. Sua descoberta fomentou estudos científicos sobre o geossítio que, porém, estiveram restritos ao meio acadêmico e não chegaram à população paranaense e à comunidade local com o alcance desejado. O impacto aconteceu há aproximadamente 115 milhões de anos e deixou registros geológico-geomorfológicos na paisagem, que sofreram modificações ao longo destes últimos milênios. A análise realizada neste trabalho, a partir de estudos teóricos e levantamento de campo, envolve discussões sobre a origem de asteroides e meteoritos, sua importância na história do planeta e investiga o contexto de evolução da cratera de impacto de Vista Alegre. O desconhecimento das características do geossítio e seu valor tende a colocar em risco a preservação do patrimônio científico-cultural. Ações de divulgação e subsídios para fomentar o turismo foram implantadas no local a partir de 2007, como a instalação de painéis explicativos e a distribuição de folhetos. Em 2016 foi construído um mirante para a contemplação da paisagem da cratera, buscando fortalecer o geoturismo e divulgar o geossítio. Entretanto, não há um sentimento de pertencimento por parte da população local e o geossítio é pouco valorizado como patrimônio estadual, muito em função da ausência de disseminação de uma cultura de conhecimento científico. Este trabalho busca, por meio da educação não formal, a difusão pública do conteúdo geocientífico referente ao geossítio, procurando sua valorização como patrimônio por parte da comunidade. Com este escopo foi elaborado um vídeo-documentário que apresenta: a origem de asteroides e sua interação com a Terra através de impactos; o contexto geológico antes do impacto que ocasionou a cratera; o evento que a formou, sua idade e sua evolução, incluindo também fatores antrópicos. São correlacionados aspectos astronômicos, geológicos e climáticos para um melhor entendimento da raridade desta feição geológica e a necessidade de sua preservação. O vídeo foi disponibilizado na internet e aplicado, em caráter experimental, a um público de universitários e professores da rede pública estadual com questionários que buscaram avaliar sua eficácia na compreensão do tema. As informações resultantes apontaram que o vídeo não é suficiente para amplo aprendizado sobre o tema, mas induz o interesse e promove conscientização patrimonial. Estatísticas da divulgação na internet mostraram cerca de três mil visitas em três meses de exposição, o que sugere avanços no conhecimento mínimo sobre o geossítio em médio e longo prazo.
Palavras-chave cratera de impacto, Vista Alegre, educação não formal, patrimônio.
Abstract In Coronel Vivida (PR), in the district of Vista Alegre, a crater of meteorite impact was identified in 2004, which later was classified as geological-geomorphological heritage of Paraná. The crater is located 12 kilometers far from the county seat and is 9.5 kilometers in diameter. It is considered rare because it is one of the seven impact craters known in Brazil, and one of the four existing on basalt lava flows in the world. His discovery fostered scientific studies on the geosite which, however, were restricted to the academic milieu and did not reach the population of Paraná and the local community as desired. The impact occurred about 115 million years ago and left geological-geomorphological records in the landscape, which have undergone modifications over the past few millennia. The analysis carried out in this work, from theoretical studies and field survey, involves discussions about the origin of asteroids and meteorites, their importance in the history of the planet and investigates the evolution context of the Vista Alegre impact crater. Ignorance of the characteristics of the geosite and its value tends to jeopardize the preservation of the scientific-cultural heritage. Publicity actions and subsidies to promote tourism were implemented in the place from 2007, such as the installation of explanatory panels and the distribution of leaflets. In 2016 a gazebo was built to contemplate the landscape of the crater, seeking to strengthen geotourism and disseminate the geosite. However, there is no sense of belonging on the part of the local population and the geosite is little valued as state patrimony, much due to the lack of dissemination of a culture of scientific knowledge. This work seeks, through non-formal education, the public diffusion of the geoscientific content referring to the geosite, seeking its valuation as patrimony by the community. With this scope was elaborated a video documentary that presents: the origin of asteroids and their interaction with the Earth through impacts; The geological context before the impact caused by the crater; The event that formed it, its age and its evolution, including also human factors. Astronomical, geological and climatic aspects are correlated for a better understanding of the rarity of this geological feature and the need for its preservation. The video was made available on the internet and applied, on an experimental basis, to a public of university students and teachers of the state public network with questionnaires that sought to evaluate its effectiveness in understanding the theme. The resulting information pointed out that the video is not enough for extensive learning on the subject, but it induces interest and promotes equity awareness. Internet dissemination statistics showed about three thousand visits in three months of exposure, which suggests advances in the minimum knowledge about the geosite in medium and long term.
Keywords impact crater, Vista Alegre, Non-formal education, heritage.
Nível Mestrado