ANDRADE, Márcia Andreia Ramos de
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de Astronomia
Manaus/AM, Instituto Federal do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, IFAM/UFAM, 2016. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márcio Andrei Sousa Amazonas).
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Resumo |
A Física é a mais fundamental das Ciências Naturais, ela investiga as
regras básicas (ou leis) que governam o funcionamento do mundo em que
vivemos, desde a escala microscópica (partículas elementares, átomos,
matéria condensada) até a escala astronômica (proporção entre os tamanhos
dos planetas e entre suas distâncias, e como esses fenômenos influenciam nas
estações do ano e eclipse). A componente curricular Física no nível médio das
escolas públicas vem passando por mudanças, ou seja, novos horizontes e
desafios no intuito de ajudar o aluno a compreender os fenômenos naturais,
aplicar em seu cotidiano e melhor prepará-lo para as aulas regulares de física.
O objetivo dessa pesquisa foi propormos a construção de um espaço não
formal como organizador prévio, constituindo, sistema introdutório em alguns
tópicos de astronomia: proporções e distância entre o sol e os planetas, fases
da lua e a ocorrência das estações do ano. Com base nos princípios da
Aprendizagem Significativa, na utilização de organizadores prévios. Para
Ausubel, a principal função do organizador prévio é a de servir de ponte entre o
que aprendiz já sabe e o que ele deveria saber a fim de que o novo material
pudesse ser aprendido de forma significativa. Ou seja, organizadores prévios
são úteis para facilitar a aprendizagem na medida em que funcionam como
“pontes cognitivas”. Esse espaço foi criado a partir de um projeto iniciado no
curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Amazonas – IFAM para divulgação e popularização de
fenômenos físicos sendo seu projeto original reformulado tornando-se aqui
para este trabalho voltado especificamente para o ensino de astronomia, sendo
aplicado na Escola Estadual Farias Britto.
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Palavras-chave |
Ensino de astronomia, Espaço não formal, Organizador prévio, Ensino Médio.
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Abstract |
Physics is the most fundamental of Natural Science, it investigates the
basic rules (or laws) that govern the functioning of the world we live in, from the
microscopic scale (elementary particles, atoms, condensed matter) to the
astronomical scale (ratio of sizes of the planets and their distances between,
and how these phenomena influence in the year and eclipse seasons). The
curricular component physics in secondary level in public schools has changed
over time, ie, new horizons and challenges in order to help the student to
understand natural phenomena, apply in their daily lives and better prepare you
for the regular classes of physics. The purpose of this research was to propose
the construction of a non-formal space as a previous organizer, constituting
introductory system in some astronomical topics: proportions and distance
between the sun and the planets, the moon phases and the occurrence of the
seasons. Based on the principles of meaningful learning, the use of previous
organizers. For Ausubel, the main function of the previous organizer is to serve
as a bridge between the learner already knows and what he should know in
order that the new material could be learned significantly. That is, previous
organizers are useful to facilitate learning in that function as "cognitive bridges".
This space was created from a project started in the course of degree in physics
from the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology -
IFAM for dissemination and popularization of physical phenomena and its
unique design redesigned making it here for this work specifically targeted for
astronomy education, it is applied in the State School Farias Britto.
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Keywords |
Astronomy Education, Place no formal, previous organizer, High School.
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Nível |
Mestrado
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