FERREIRA, Rafael da Costa
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de Astronomia para o Ensino Médio
Volta Redonda/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2017. 145p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Veríssimo Alves).
|
Resumo |
O principal objetivo dessa Dissertação é avaliar o efeito, na aprendizagem, de
textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de
informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais
formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no
cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas
alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de
ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de
utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema
solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita
qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um
leitor de ebooks. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com
os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens
estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos,
mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro,
contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e
após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas
referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos
participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e
sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o
aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do
cotidiano dos alunos.
|
Palavras-chave |
Sistema solar, Fusão nuclear, TICs na sala de aula, Ensino médio, Astronomia, Vídeos instrucionais, Materiais digitais multimídia, EPUB3, Ebooks.
|
Abstract |
The main goal of this dissertation is to evaluate the effect of digital instructional
materials with integrated text and videos, applying therefore an Information and
Communication Technology (ICT) in a High School environment. Probing the effects
of such materials is justified in that digital media are ubiquitous in young learners’
lives, the target group of our study. Alternative educational media can lead to
advances in the teaching and learning processes if the best strategies for their
application is made evident. With that aim, we have produced a digital instructional
material about the formation of the solar system and nuclear fusion energy in the
Sun in EPUB3 format, which makes it readily accesible in the most important
operating systems with the aid of an e-book reader. The same material was used in
two different instances: in the first one, we used the text in its most traditional format,
consisting only of written text and static images. In the second instance, we handed
students the same written text, but with videos replacing some of the static images.
The videos contained animations which intended to illustrate the same concepts
covered in the static images they replaced. Before and after the application of the
two materials, students answered a questionnaire about the written material and
about the videos. The analysis of the answers to the questionnaire shows a
significant improvement in the understanding of the concepts especially after the
study of the materials with the videos, which suggests that videos in digital media
can potentially enhance the learning of rather abstract physical concepts which are
not usually present in the students’ everyday lives.
|
Keywords |
Solar system, Nuclear Fusion, ICTs in the classroom, High school, Astronomy, Instructional videos, Multimedia digital materials, EPUB3, E-books.
|
Nível |
Mestrado
|