Curso a distância preparatório para as Olimpíadas de Física e Astronomia: uma proposta para o professor

MARINHO, Rodrigo Ferreira
Catalão/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2015. 148p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Alexandre de Castro).

Resumo Este trabalho busca fazer um relato de experiência da elaboração, implementação e aplicação do produto educacional desenvolvido na forma de cursos preparatórios a distância para as olimpíadas científicas de Física (OBF e OBFEP) e Astronomia (OBA) para um grupo de estudantes de ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí. Para a construção dos cursos foram feitas análises das provas anteriores destas olimpíadas e uma avaliação de temas atuais de interesse nas áreas de conhecimento dessas competições. O meio utilizado para a aplicação dos cursos foi o Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem. Para fundamentar este trabalho, foram realizadas uma breve explicação da Educação a Distância (EaD), uma análise do ambiente Moodle, uma discussão a respeito da abordagem pedagógica usada na EaD e por fim, de que forma os conceitos de Física e Astronomia são trabalhados no ensino médio, baseados na legislação vigente e nas competições científicas dessas áreas. Durante e após os cursos foram realizadas análises para avaliar a eficácia das atividades propostas e averiguar as possibilidades do uso de educação a distância para estudantes do ensino médio.
Palavras-chave Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Olimpíadas Científicas, Educação a Distância, OBA, OBF, OBFEP.
Abstract This work aims to make an experience report of the development, implementation and application of the educational product designed in the form of preparatory distance courses for the Physics (OBF and OBFEP) and Astronomy (OBA) scientific Olympics for a group of high school students of the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí. To build the courses, it was made analysis of previous tests of these Olympics and an evaluation of current topics of interest in the areas of knowledge of these competitions. The way used to apply the courses was Moodle, a virtual learning environment. To support this work, it was made a brief theory background of Distance Education (DE), an analysis of the Moodle environment, a discussion related to the educational approach used in the distance education and finally, how the concepts of physics and astronomy are taught in high school, based in the current legislation and in the scientific competitions for these areas. During and after the courses, it was conducted analyzes to evaluate the effectiveness of the proposed activities and to investigate the possibilities of distance education use for high school students.
Keywords Physics Teaching, Astronomy Teaching, Scientific Olympics, Distance Education, OBA, OBF, OBFEP.