Da divulgação ao ensino: um olhar para o céu

CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de
Da divulgação ao ensino: um olhar para o céu
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2016. 255p. Tese de Doutorado. (Orientador: Jesuína Lopes de Almeida Pacca).

Resumo A psicologia histórico-cultural surgiu no início do século XX, na União Soviética, baseada principalmente nos pressupostos marxistas sobre a constituição do gênero humano. A principal contribuição que trouxe mostra que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta da sua observação desinteressada, não é uma situação simples de estímulo-resposta, mas é mediada pela atividade num contexto social. O conceito de atividade não é o mesmo do senso comum e está inserido dentro da Teoria da Atividade, desenvolvida a partir dos trabalhos de Vigotski, por Leontiev e outros autores. A atividade dentro dessa teoria é sempre motivada por uma necessidade humana, construída socialmente, e acontece por meio de ações, ligadas a objetivos definidos, e por operações, ligadas às condições concretas de realização. Estudamos neste trabalho a evolução da relação do ser humano com o céu, e como a atividade "observar o céu" foi transformando a natureza e a própria essência do homem, como uma perspectiva singular. Com isso pudemos compreender de que forma os documentos curriculares, as pesquisas em ensino de astronomia e os profissionais da educação básica concretizam atividades de ensino para a "observação do céu", como perspectivas particulares de manifestação da história dessa ação, dentro do ensino da astronomia. Percebemos que esse tema está em ascensão nas propostas educativas e que tanto os currículos quanto os pesquisadores e professores reconhecem a importância da observação do céu para a constituição dos seres humanos; no entanto, apesar de constar das propostas curriculares e do conteúdo das pesquisas, a "observação do céu" ainda não é uma realidade nas práticas escolares, provavelmente por encontrar condições concretas pouco favoráveis, principalmente uma formação inadequada dos professores e a falta de materiais e infraestrutura necessárias para o trabalho na sala de aula. Fizemos uma análise, relacionando o movimento histórico lógico dos conceitos sobre o céu e o "objeto de ensino céu", procurando a essência desse conceito ao longo do seu desenvolvimento. Sugerimos uma proposta de situação desencadeadora de ensino, baseada nos resultados empíricos de nossa pesquisa sobre o conhecimento dos professores e a disponibilidade para ensinar astronomia, como é proposta pelos currículos. Essa proposta permitiria aos educandos tanto a apropriação da cultura humana desenvolvida ao longo da história, quanto desenvolver suas potencialidades como ser humano, como perspectiva universal, a qual favorece a construção de um pensamento teórico, num movimento de ascensão do abstrato ao concreto, definido na teoria que fundamenta este trabalho.
Arquivo PDF document 2016_TASSIANA_FERNANDA_GENZINI_DE_CARVALHO_T_USP.pdf — Documento PDF, 3.17 MB