BAPTISTA, Morganna Justen
De movimento dos astros à quarta dimensão do espaço: Uma abordagem didática sobre o tempo ao longo dos tempos
Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2017. 190p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cláudio Henrique da Silva Teixeira).
|
Resumo |
O presente trabalho traz como temática o estudo do tempo, uma importante grandeza
física, cujo significado, familiar a todos, pode adquirir um caráter peculiar no contexto da
ciência moderna. Historicamente, as civilizações encontraram na medida precisa do tempo
uma ponte para o desenvolvimento, e seus primeiros estudos em Astronomia eram destinados
a esse propósito. Por essa razão, desenvolve-se, na primeira parte do trabalho, o significado
do tempo sob o enfoque do movimento dos astros, associando-o aos ciclos astronômicos em
suas contagens, de curto e longo prazo. O produto pedagógico aqui desenvolvido se organiza
em forma de uma unidade de ensino potencialmente significativa, uma sequência didática que
intenta auxiliar o professor que deseja apresentar assuntos de astronomia e/ou relatividade aos
seus alunos. Trata-se de uma sequência didática que pode ser trabalhada em duas partes,
abordando essas duas áreas da física, e que conta com atividades práticas e teóricas para
serem aplicadas. A primeira parte intenta construir um modelo simplificado de Universo
utilizando conceitos de Astronomia, mas mantendo como temática central a medida do tempo.
A segunda parte do trabalho traz à tona a problemática da invariância na velocidade da luz,
elucidando o conceito relativo que a simultaneidade adquire segundo a teoria da relatividade.
No tecido espaço-tempo, o ritmo do tempo não mais obedece a uma única batida, mas irá fluir
de acordo com a curvatura desse espaço. Com base no tema, o produto educacional foi
desenvolvido e aplicado em sala de aula, a fim testar sua potencialidade significativa. Os
resultados dessa aplicação estão expostos neste trabalho. O objetivo deste material
pedagógico é auxiliar o trabalho do professor que deseje levar tais assuntos para a sala de
aula.
|
Palavras-chave |
ensino de Física, tempo, Astronomia, relatividade.
|
Abstract |
The present work brings as a theme the study of time, an important physical
quantity, whose meaning, familiar to all, can turn very peculiar in the context of modern
science. Historically, civilizations have found a bridge to development in the precise measure
of time, and their early studies in astronomy were intended for this purpose. For this reason,
in the first part of this text, the meaning of time is developed under the focus of the movement
of the celestial bodies, associating it with the astronomical cycles in their short and long term
counts. We have developed here a pedagogical product wich is organized in as a didactic
sequence. That sequence attempts to assist teachers who wish to present astronomy and / or
relativity issues to his students. The sequence can be worked, then, in two parts, and both
areas of physics has practical and theoretical activities to be applied. The first part tries to
construct a simplified model of universe using concepts of astronomy, but maintaining as
central theme the measurement of the time. The second part of the work brings to light the
problem of invariance in the speed of light, elucidating the relative concept that simultaneity
acquires according to the theory of relativity. In the space-time, the rhythm of time no longer
obeys a single beat, but will flow according to the curvature of that space. Based on the
theme, the educational product we developed was applied in the classroom in order to test its
significant potentiality. The results of this application are exposed in this work. The purpose
of this teaching material is to assist the work of the teacher who wishes to bring such subjects
into the classroom.
|
Keywords |
Physics education, time, Astronomy, relativity
|
Nível |
Mestrado
|