Desenvolvimento de Jogos como recurso pedagógico no Ensino de Física

RIOS, Luiz Daniel Alves
Desenvolvimento de Jogos como recurso pedagógico no Ensino de Física
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2017. 158p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Ramos Gonçalves).

Resumo Na atual conjuntura do ensino de Física, os educadores, muitas vezes, não conseguem despertar o interesse dos seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes e os professores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. A sala de aula acaba se transformando num imenso espaço de “anti criação”. Há uma necessidade latente de novas metodologias e técnicas que despertem o interesse pela Física e gere condições para um melhor desempenho, reivindicada, há algum tempo pelos educandos. Sabe-se que todo aluno, a partir da infância, deve desenvolver o gosto para aprender e uma boa alternativa pode ser os jogos, queremos registrar que o jogo, aqui, é utilizado como sinônimo de ludicidade, permitindo, assim, que o estudante desenvolva suas capacidades intelectuais, afetivas, motoras e sociais. Este é o caminho certo para o momento, portanto a proposta deste estudo é abordar a importância da ludicidade na vida do aluno, incentivando o educador a introduzir o uso dos jogos nas aulas de Física, como ferramenta pedagógica, e desenvolver estratégias interdisciplinares que levem os educandos a aprender brincando, tanto no ensino fundamental como no médio. As metodologias com jogos e outros tipos de materiais lúdicos são potencialmente indicadas para abordar conteúdos de Física de maneira dinâmica e diferenciada, pois envolvem o aluno e favorecem a motivação, tornando-o sujeito ativo do processo. Com certeza, o jogo, a brincadeira e o brinquedo podem ser úteis para estimular o desenvolvimento do aluno. Para Santos (1997), a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para uma boa saúde mental, além de facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Espera-se que o estudo, aqui apresentado, e os jogos desenvolvidos possam contribuir para a melhoria do desempenho, tanto do corpo docente quanto do discente, tornando assim, o lúdico uma forma satisfatória de adquirir conhecimento.
Palavras-chave Ludicidade, Ensino de Física, Jogos.
Abstract In the current situation of teaching physics educators often fail to arouse the interest of their students. Traditional teaching methods are becoming less attractive and the teachers do not potentiate spaces for their students to question and participate in classes. The classroom ends up turning into a huge space "anti creation." There is a latent need for new methodologies and techniques that stimulate interest in physics and generate conditions for better performance, claimed the time by students. It is known that every student, from childhood, to develop a taste for learning and a good alternative may be the games, we note that the game here is used as a synonym for playfulness, thus enabling the student to develop their intellectual, emotional, motor and social skills. This is the right way for the moment, so the purpose of this study is to address the importance of playfulness in the life of the student, encouraging the teacher to introduce the use of games in physics classes, as a pedagogical tool, and develop interdisciplinary strategies that take the students to learn while playing, both in elementary school and in the middle. The methodologies with games and other play materials are potentially suitable for addressing physical content of dynamic and differentiated way, since they involve the student and foster motivation, making it the active subject of the process. Certainly the game, the game and the toy can be useful to stimulate the development of the student. For Santos (1997), the playfulness is a necessity of the human being at any age and can not be seen just as fun. The development of the playful aspect facilitates learning, personal, social and cultural development, contributing to good mental health, facilitates the processes of socialization, communication, expression and knowledge building. It is hoped that the study, presented here, and developed games can contribute to improving the performance of both the faculty as the student, thus making the playful a satisfactory way of acquiring knowledge.
Keywords playfulness, Physics Teaching, games.