Desenvolvimento de material didático de apoio de astronomia para professores do segundo ciclo do ensino fundamental

HILLER, Sheldon
Curitiba/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2016. 80p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcos Antonio Florczak).

Resumo Visando elaborar um material didático de apoio para atender as principais dificuldades dos professores no planejamento de suas aulas sobre Astronomia, foi realizado um estudo de trabalhos publicados por pesquisadores dessa disciplina, procurando identificar os principais obstáculos a serem transpostos no ensino dessa disciplina. A partir dos resultados obtidos no estudo, foi elaborado um material de apoio didático destinado ao ensino da Astronomia no segundo ciclo do Ensino Fundamental, para ser submetido à avaliação de uma amostra de professores da rede pública estadual do município de Passo Fundo (RS). Esse material pretende ser um referencial de consulta adicional para orientar o trabalho docente, proporcionando ao professor, tanto quanto possível, informações atualizadas, orientações pedagógicas que ampliam conhecimentos e alertam para concepções alternativas detectadas por outros autores, além de trazer sugestões de atividades práticas e de observação, ao abordar os conteúdos de Astronomia nessa fase de escolarização.
Palavras-chave Astronomia;Educação em Astronomia;Educação em Ciências;Ensino Fundamental;Material Didático de Astronomia