Desenvolvimento de um material paradidático para o ensino de física utilizando a astronomia como tema motivador

ROSADO, Ricardo Meloni Martins
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2012. 72p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adilson Jesus Aparecido de Oliveira).

Resumo Este trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de um material paradidático voltado para o Ensino de Física utilizando a Astronomia como tema motivador. Para atingir tal objetivo, montou-se um curso de extensão para ensinar conceitos físicos, em especial, da área de Mecânica a partir da Astronomia para estudantes de Ensino Médio e Superior na modalidade Licenciatura. O material abordou conceitos de Referenciais, Campo Gravitacional, Leis de Kepler, Leis de Newton, Evolução dos Modelos de Concepção do Universo, Centro de Massa, entre outros. São apresentados neste trabalho os resultados da aplicação deste material, assim como as possibilidades e dificuldades de se ensinar os conceitos acima mencionados a partir deste. Encontram-se em anexo o material completo, questionários e atividades desenvolvidas pelos estudantes.
Arquivo PDF document 2012_ROSADO_D_UFSCAR.pdf — Documento PDF, 2.18 MB