SILVA, Alex Luan Andrade da
Desenvolvimento de uma unidade didática com o uso do aplicativo universo na mão
Natal/RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFRN, 2018. 97p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Calistrato Soares da Câmara Neto).
|
Resumo |
Com o objetivo de diminuir as lacunas que separam os alunos do ensino
médio do ensino de Astronomia, este trabalho teve como tarefa principal
melhorar o nível de conhecimentos astronômicos dos alunos da educação
básica com o auxílio de um aplicativo para smartphone denominado Universo
na mão. Esse aplicativo foi idealizado para ser uma ferramenta tecnológica
para o ensino de Astronomia na Educação Básica e apresentava quatro
funcionalidades: auxiliar o professor em sala de aula, acesso aos conteúdos
de Astronomia Básica, roteiro experimental e ferramenta avaliativa. O produto
educacional foi aplicado em turmas do ensino médio através de uma Unidade
Didática. A avaliação do produto foi realizada através do quiz geral do
aplicativo e de uma pesquisa de satisfação com os alunos. Foi constatado
um ganho significativo no aprendizado dos conteúdos, quando comparamos
aos resultados obtidos através do pré-teste. Os resultados após a aplicação
da unidade didática com o auxílio do aplicativo universo na mão, nos
detalham um ganho positivo, portanto os dados indicam que é possível
promover uma aprendizagem significativa através do uso das tecnologias
móveis.
|
Palavras-chave |
ensino de Astronomia, aplicativo para smartphones, unidade didática.
|
Abstract |
In order to reduce the gaps between high school students in Astronomy teaching,
this work had as main goal to improve the level of astronomical knowledge of
basic education students with the help of a smartphone application called
Universe in hand. This application was designed to be a technological tool for the
teaching of Astronomy in Basic Education and had four functionalities: to assist
the teacher in the classroom, access to Basic Astronomy contents, experimental
script and evaluation tool. The educational product was applied in high school
classes through a Didactic Unit. The product evaluation was performed through
the general application quiz and a student satisfaction survey. It was observed a
significant gain in learning content, when compared to the results obtained
through the pre-test. The results after application of the didactic unit with the aid
of the universe application at hand, detail a positive gain, therefore the data
indicates that it is possible to promote a significant learning through the use of
the mobile technologies.
|
Keywords |
teaching of Astronomy, application for smartphones, didactic unit.
|
Nível |
Mestrado
|