Desenvolvimento de uma unidade didática com o uso do aplicativo universo na mão

SILVA, Alex Luan Andrade da
Desenvolvimento de uma unidade didática com o uso do aplicativo universo na mão
Natal/RN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFRN, 2018. 97p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Calistrato Soares da Câmara Neto).

Resumo Com o objetivo de diminuir as lacunas que separam os alunos do ensino médio do ensino de Astronomia, este trabalho teve como tarefa principal melhorar o nível de conhecimentos astronômicos dos alunos da educação básica com o auxílio de um aplicativo para smartphone denominado Universo na mão. Esse aplicativo foi idealizado para ser uma ferramenta tecnológica para o ensino de Astronomia na Educação Básica e apresentava quatro funcionalidades: auxiliar o professor em sala de aula, acesso aos conteúdos de Astronomia Básica, roteiro experimental e ferramenta avaliativa. O produto educacional foi aplicado em turmas do ensino médio através de uma Unidade Didática. A avaliação do produto foi realizada através do quiz geral do aplicativo e de uma pesquisa de satisfação com os alunos. Foi constatado um ganho significativo no aprendizado dos conteúdos, quando comparamos aos resultados obtidos através do pré-teste. Os resultados após a aplicação da unidade didática com o auxílio do aplicativo universo na mão, nos detalham um ganho positivo, portanto os dados indicam que é possível promover uma aprendizagem significativa através do uso das tecnologias móveis.
Palavras-chave ensino de Astronomia, aplicativo para smartphones, unidade didática.
Abstract In order to reduce the gaps between high school students in Astronomy teaching, this work had as main goal to improve the level of astronomical knowledge of basic education students with the help of a smartphone application called Universe in hand. This application was designed to be a technological tool for the teaching of Astronomy in Basic Education and had four functionalities: to assist the teacher in the classroom, access to Basic Astronomy contents, experimental script and evaluation tool. The educational product was applied in high school classes through a Didactic Unit. The product evaluation was performed through the general application quiz and a student satisfaction survey. It was observed a significant gain in learning content, when compared to the results obtained through the pre-test. The results after application of the didactic unit with the aid of the universe application at hand, detail a positive gain, therefore the data indicates that it is possible to promote a significant learning through the use of the mobile technologies.
Keywords teaching of Astronomy, application for smartphones, didactic unit.
Nível Mestrado