Desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia

MARTINEZ, Isabella Guedes
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2014. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eliane Mendes Guimarães e Ivan Soares Ferreira).

Resumo Neste trabalho são analisados contextos de ensino e aprendizagem, em busca de evidências da relação entre a aplicação de um jogo chamado Perfil Astronômico e as suas contribuições para o desenvolvimento de conteúdos atitudinais e procedimentais. Optou-se pelo tema da astronomia, pois este ramo do conhecimento é de natureza transdisciplinar e interdisciplinar, enquanto o jogo se mostra como um recurso didático adequado para fomentar a investigação e a aprendizagem lúdica. Os dados empíricos, categorizados em uma tabela dos conteúdos atitudinais e procedimentais criada neste trabalho, foram obtidos no decorrer de aplicações deste jogo com licenciandos em Ciências Naturais da Universidade de Brasília. Como resultado, detectou-se os desenvolvimentos pretendidos em grande parte dos participantes, inclusive no sentido de um convencimento de se utilizar ferramentas didáticas semelhantes em seu futuro cotidiano escolar como professores de ciências.
Arquivo PDF document 2014_MARTINEZ_D_UNB.pdf — Documento PDF, 2.35 MB