SÁ, Clayton Dantas de
Desenvolvimento e aplicação de um sistema de RPG para o ensino de Física para alunos do Ensino Médio
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2017. 115p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Laura Paulucci Marinho).
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Resumo |
Jogos de interpretação de personagens, da sigla em inglês role-playing
game (RPG), tornaram-se populares na década de 1980, sendo uma atividade
mais colaborativa entre jogadores do que competitiva. Desta forma, seu uso
torna-se bastante interessante do ponto de vista educacional. Este trabalho
teve como objetivo desenvolver um sistema de um jogo de RPG que pudesse
ser aplicado a situações de ensino, em particular a tópicos associados ao
ensino de física. Foi dada atenção a colocar regras que mantivessem os alunos
engajados ao longo do jogo, introduzindo um sistema de pontos que os
permitissem testar seus conhecimentos sobre o assunto de modo a avançar na
história. Acompanhando este sistema, foi desenvolvida uma aventura sobre
uma viagem futurística no sistema solar, o que permitiu tratar de tópicos como
leis do movimento orbital e geração da energia nas estrelas. Este produto foi
aplicado junto a três turmas de ensino médio na modalidade de Ensino de
Jovens e Adultos na cidade de Diadema, na grande São Paulo, num total de 50
alunos. O assunto abordado na aventura foi apresentado previamente aos
alunos através de uma UEPS (unidade de ensino potencialmente significativa).
A atividade se desenvolveu de maneira bastante produtiva e com participação
ativa dos alunos. O questionário avaliativo aplicado indicou que a atividade foi
recebida de forma positiva pelos alunos e que 87% deles gostariam que mais
tópicos fossem vistos desta maneira. Os resultados mostram que a introdução
do ensino a partir de atividades lúdicas é bem recebido pelos alunos e aumenta
a interação professor-estudante em sala de aula. Nesse sentido, a introdução
de jogos, em particular do RPG, pode auxiliar bastante a prática pedagógica do
professor em sala de aula.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, RPG, jogos
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Abstract |
Role-playing games (RPG) became popular in the 1980’s being an
activity with a more colaborative than competitive aspect. In this way, its use in
a classroom environment becomes interesting from the educational perspective.
The main goal of this work was to develop a RPG system that could be used
under a teaching perspective, in particular to physics teaching topics. Special
attention was given to stablish rules that could keep students engajed during
the game by introducing a point system that allowed them to test their
knowledgement on the subject as means to advance the story. Together with
the RPG system developed, an adventure concerning a mission in the solar
system taking place in the future was also created, which allowed to discuss
topics such as laws of orbital motion and energy generation in stars. The
resulting product was tested with three different high school for young adults
teaching groups in the city of Diadema, great São Paulo, with a total of 50
students. The topics treated in the adventure had already been presented to the
students using a UEPS (from the Portuguese, potentialy significative teaching
unit). The activity was developed in a very productive way and with an active
student participation. The evaluating questionary indicated that the activity was
well evaluated by the students and that 87% of them would like more topics to
be developed this way in the classroom. The results show that teaching from
playful activities is well received by students and increases the teacher-student
interaction in the classroom. In this sense, the introduction of games, in
particular of RPG, may auxiliate the pedagogic practise of teachers in the
classroom.
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Keywords |
Physics education, RPG, games.
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Nível |
Mestrado
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