Desenvolvimento e aplicação de uma maquete sobre as Leis de Kepler para a inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino de Física

MENDONÇA, Antônio da Silva
Presidente Prudente/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2015. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Moacir Pereira de Souza Filho).

Resumo Cada vez mais professores do Ensino Médio se deparam com desafios em sua rotina de como de ensinar Física para pessoas com deficiência visual. O processo de inclusão vem crescendo, mas não tem sido acompanhado pela devida formação desses profissionais, que na maioria das vezes, não sabem como lidar e desenvolver atividades diversificadas que, de fato, incluam esse público no ambiente escolar. A inclusão é uma tarefa complexa que vai muito além de manter alunos cegos ou com baixa visão nas salas regulares convivendo com os demais alunos. Segundo alguns referenciais é possível ensinar Física a alunos deficientes visuais, desde que algumas precauções sejam tomadas, como o uso de adaptações em equipamentos que levem o aluno deficiente a construir significado daquilo que está sendo estudado através de outros sentidos como, por exemplo, o tato. O desenvolvimento de metodologias alternativas para o ensino de alunos cegos ou com baixa visão é muito importante para a melhoria da qualidade do ensino oferecido. Sendo assim, este estudo visa através de entrevistas intermediadas por questionários inicial e final, saber o que alunos com deficiência visual pensam e avaliam dos materiais (maquetes) construída com materiais de fácil acesso para trabalharem as Leis de Kepler. Nesse sentido, o objetivo desta Dissertação de Mestrado está relacionado à avaliação que os alunos com deficiência visual podem fazer dos materiais construídos, saber deles se os materiais são perceptivos, se são acessíveis tatilmente, se as dimensões são adequadas e se os conceitos podem ser construídos com auxílio da maquete.