RIBEIRO, Adriana Queiroz Agostinelli
Desvendando as estrelas: um jogo colaborativo para o Ensino Médio
Santo André/SP, Universidade Federal do ABC, UFABC, 2018. 95p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Laura Paulucci Marinho).
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Resumo |
Este trabalho teve por objetivo elaborar e avaliar uma sequencia didática para estudar as estrelas através do ensino dos fenômenos de emissão luminosa e fusão nuclear que nelas ocorrem e sua análise espectroscópica. A elaboração da sequência didática foi subsidiada pela teoria educacional sociointeracionista de Vygotsky, utilizando também de elementos de jogos na educação para estruturar uma metodologia de ensino investigativa. Como resultado, foi proposto um jogo colaborativo onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir inicialmente em pequenos grupos e posteriormente em grupos maiores de trabalho. A sequência didática está dividida em quatro temas: Brilho, Energia, Espectroscopia e Observação Virtual, onde cada um deles possui uma estrutura de trabalho que se inicia com uma questão norteadora, desenvolve-se com a realização de dinâmicas e é concluída com a sistematização do conhecimento. Em todas as etapas os alunos possuem tarefas a serem realizadas, dando ênfase em uma metodologia ativa e investigativa. A aplicação deste produto educacional ocorreu em uma escola da rede pública estadual da cidade de São Paulo para alunos do 2o ano do ensino médio, sob o formato de mini-curso. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios no que concerne à avaliação da aprendizagem dos alunos e também em relação ao modo que os alunos receberam as atividades propostas e a consequente avaliação que fizeram sobre a estrutura do curso.
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Palavras-chave |
Ensino de Física, Estrelas, Sequência Didática, Ensino por investigação, Jogo colaborativo
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Abstract |
This work elaborated and evaluated a didactic sequence to study stars through the teaching of light emission and nuclear fusion phenomena that occur in them and their spectrocopic analysis. The didactic sequence elaboration was subsidized by the socio-educational theory of Vygotsky, also using elements of games in education to structure a methodology of investigative learning. As a result, a collaborative game was proposed where students had the opportunity to interact amongst them, initially in small groups and later in larger working groups. The didactic sequence is divided into four themes: brightness, energy, spectroscopy and virtual observation, each with a working structure that begins with a guiding question, develops with the making of dynamics and is completed with the systematization of knowledge. At all stages the students have tasks to be carried out, emphasizing an active and investigative methodology. This educational product was tested with students of the second year of high school in a public school in the city of São Paulo, under a mini-course format. The results obtained were very satisfactory regarding the evaluation of the students' learning and also in relation to the way the students received the proposed activities and their evaluation about the structure of the course.
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Keywords |
Physics education, Stars, Didactic sequence, Investigative learning, Collaborative game
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Nível |
Mestrado
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