Distâncias Astronômicas e Geometria

FENG, Lin Ming
Distâncias Astronômicas e Geometria
Dourados/MS, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, 2013. 64p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rogério de Oliveira).

Resumo A cada instante nos deparamos com situações que nos levam a refletir sobre conceitos, cálculos e processos referentes ao conhecimento matemático. Assim, o tema para a realização deste trabalho surgiu após a Olimpíada de Astronomia realizada na escola. A professora de Geografia mostrou-se preocupada com as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de problemas que exigem o conhecimento de matemática básica. Partindo da ideia de que o estudo de trigonometria está relacionado às aplicações, isto permite explorar a interdisciplinaridade deste conteúdo integrando com a Astronomia, área que desperta muita curiosidade entre os alunos. Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica realizada em sala de aula com alunos da educação técnica, o qual foi desenvolvido de maneira reflexiva sobre a necessidade de interpretar e resolver matematicamente problemas que envolvem distâncias inacessíveis. Para isso foi necessário trabalhar inicialmente uma sequência de conteúdos: teorema de Tales, razões trigonométricas, geometria plana e geometria espacial, para então apresentar o problema do cálculo do diâmetro da Terra, da distância entre a Terra e Lua e da distância entre a Terra e Sol. Com esta proposta os alunos tiveram a oportunidade de superar algumas dificuldades que estavam enfrentando com a geometria e matemática básica utilizadas na Astronomia. Durante o processo os alunos apresentaram soluções diferentes para o problema da ilustração comparativa entre as distâncias astronômicas mencionadas acima. Para ilustrar os tamanhos da Terra, Lua e Sol e suas respectivas distâncias em escala, criou-se situações em que os alunos foram capazes de mostrar criatividade e capacidade de raciocínio. Como instrumento avaliativo foram aplicadas atividades com questões da Olimpíada de Astronomia em sala de aula após a experiência pedagógica. O resultado dos alunos foi bastante satisfatório, pois mostraram melhoria na interpretação e na resolução de problemas que haviam sido apontados pela professora de Geografia.
Palavras-chave Astronomia, Distâncias Inacessíveis, Geometria, Matemática.