Do horizonte local às representações da Terra e demais astros no espaço: um minicurso para professores e planetaristas

BATISTA, Bruna Raíssa Gomes dos Santos
Do horizonte local às representações da Terra e demais astros no espaço: um minicurso para professores e planetaristas
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2017. 286p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Auta Stella de Medeiros Germano).

Resumo A dissertação visa contribuir com a formação de professores e planetaristas, numa perspectiva de parceria entre espaços formais e não formais, levando em consideração duas problemáticas gerais: a existência e propagação de representações sobre temas de Astronomia que não condizem com os modelos científicos vigentes; e o déficit usual do ensino de Astronomia na formação inicial de professores. Baseia-se em estudos que abordam dificuldades nas representações espaciais de fenômenos astronômicos, particularmente as relacionadas à forma da Terra e às estruturas do Universo, e em estudos sobre a importância da integração das perspectivas local e global na interpretação daqueles fenômenos. Esses estudos fundamentaram uma pesquisa que desenvolvemos acerca das representações de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental sobre a forma da Terra e as estruturas do Universo, antes e após visita ao Planetário Móvel da UFRN – Barca dos Céus, a qual proporcionou o aprimoramento de sessão e atividades didáticas desenvolvidas neste planetário. Os dados da pesquisa e as reflexões em torno das atividades resultaram numa proposta de Minicurso para professores e planetaristas, composto por três encontros de 4 horas, e 3 horas de atividades a distância, totalizando 15 horas. Articuladas a uma sessão de planetário, na proposta contempla-se a realização e discussão dos fundamentos teóricos de um conjunto de atividades, destacando-se, ali: o registro do horizonte local; a orientação de um globo paralelo à Terra; a exploração de peças móveis ilustrativas dos planetas com tamanho em escala para representação do Sistema Solar; a discussão coletiva de dados das pesquisas abordadas nessa dissertação e de dados levantados pelos participantes, e a observação de planetas com um telescópio. Numa primeira edição do Minicurso, da qual participaram cinco professores da Educação Básica, três planetaristas e quatro licenciandos em Física, a avaliação feita pelos participantes, oralmente e por meio de questionário, mostrou uma valorização equilibrada de todos os momentos propostos, sendo destacados de forma mais recorrente: o contato com os estudos sobre as representações dos alunos; e as reflexões propiciadas pelo registro coletivo do horizonte local e pelo globo paralelo. Consideramos que o Minicurso no formato proposto foi muito satisfatório incentivando a utilização de atividades práticas e ao ar livre, a percepção dos fenômenos astronômicos a partir das perspectivas local e global, e a ampliação da percepção de nosso lugar no Universo, além de proporcionar ricas trocas de experiências entre os envolvidos. A proposta elaborada continuará sendo implementada com a equipe do Planetário na formação de novos planetaristas e de profissionais da Educação Básica, sendo esperado ainda que a descrição do Minicurso e as discussões teóricas das atividades, apresentadas nessa dissertação, possibilitem a outros grupos sua realização com as adaptações que se julgarem necessárias.
Palavras-chave Estruturas do Universo, Formação de professores, Forma da Terra, Planetário, Representações.