Educação a distância em Astronomia para a formação continuada de professores

OLIVEIRA, Renata Cristina de Andrade
Educação a distância em Astronomia para a formação continuada de professores
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2016. 297p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elysandra Figueredo Cypriano; Enos Picazzio).

Resumo Na pesquisa desenvolvemos uma proposta de curso on-line, estruturada a partir da remodelagem do Curso de Extensão Universitária “Astronomia: Uma Visão Geral” (CEU1), atualmente realizado na modalidade presencial pelo Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Como o CEU1 já é um projeto que está bem estabelecido entre os participantes da cidade de São Paulo e entorno, concebemos que ofertar uma proposta similar na modalidade virtual ampliará a abrangência das formações continuadas para professores feitas no IAG. A metodologia de pesquisa envolveu estudo de documentos técnicos do CEU1; análise textual e quantitativa de apreciações finais sobre o CEU1 que foram respondidas por alunos participantes de cerca de uma década de curso; análise textual e quantitativa de questionários investigativos respondidos por alunos participantes de três últimas edições do curso. A partir dos dados obtidos, concluímos que a opção mais viável é o desenvolvimento de uma proposta estruturada por módulos virtuais temáticos que sejam independentes e ao mesmo tempo complementares entre si, possibilitando aos participantes à escolha por carga horária (número de módulos cursados) e o aprofundamento conceitual (temas) de acordo com sua disponibilidade, interesses e necessidades formativas específicas. Dessa forma é possível atender tanto as expectativas dos participantes que preferem cursos longos e abrangentes, quanto daqueles que priorizam os cursos curtos com temáticas específicas. As mudanças apresentadas visaram atender às expectativas do grupo heterogêneo que costumeiramente procura esse curso, mediante a oferta de uma nova opção de estudo mais flexível e personalizável, sem perder a qualidade do modelo atualmente vigente.