OLIVEIRA, Renata Cristina de Andrade
Educação a distância em Astronomia para a formação continuada de professores
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2016. 297p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elysandra Figueredo Cypriano; Enos Picazzio).
|
Resumo |
Na pesquisa desenvolvemos uma proposta de curso on-line, estruturada a
partir da remodelagem do Curso de Extensão Universitária “Astronomia: Uma Visão
Geral” (CEU1), atualmente realizado na modalidade presencial pelo Departamento
de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da
Universidade de São Paulo (IAG/USP). Como o CEU1 já é um projeto que está bem
estabelecido entre os participantes da cidade de São Paulo e entorno, concebemos
que ofertar uma proposta similar na modalidade virtual ampliará a abrangência das
formações continuadas para professores feitas no IAG.
A metodologia de pesquisa envolveu estudo de documentos técnicos do
CEU1; análise textual e quantitativa de apreciações finais sobre o CEU1 que foram
respondidas por alunos participantes de cerca de uma década de curso; análise
textual e quantitativa de questionários investigativos respondidos por alunos
participantes de três últimas edições do curso.
A partir dos dados obtidos, concluímos que a opção mais viável é o
desenvolvimento de uma proposta estruturada por módulos virtuais temáticos que
sejam independentes e ao mesmo tempo complementares entre si, possibilitando
aos participantes à escolha por carga horária (número de módulos cursados) e o
aprofundamento conceitual (temas) de acordo com sua disponibilidade, interesses e
necessidades formativas específicas. Dessa forma é possível atender tanto as
expectativas dos participantes que preferem cursos longos e abrangentes, quanto
daqueles que priorizam os cursos curtos com temáticas específicas.
As mudanças apresentadas visaram atender às expectativas do grupo
heterogêneo que costumeiramente procura esse curso, mediante a oferta de uma
nova opção de estudo mais flexível e personalizável, sem perder a qualidade do
modelo atualmente vigente.
|