Educação em Astronomia para o Ensino Fundamental: o observatório astronômico do IFMG- Campus Bambui integrado ao processo ensino aprendizagem

PINHO, Juliano Aparecido de
Lavras/MG, Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2016. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antônio Marcelo Martins Maciel, Iraziet da Cunha Charret).

Resumo O trabalho aqui descrito apresenta à comunidade científica e acadêmica envolvida com a educação (pesquisadores, professores e licenciandos) o Observatório Astronômico do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus de Bambuí como espaço não - formal de ensino e de divulgação científica. O trabalho foi elaborado com a finalidade de auxiliar o professor no processo de ensino - aprendizagem de conceitos presentes na Astronomia e na Física para estudantes da educação básica. Apresentamos o desenvolvimento de uma Sequência Didática organizada em três etapas: a Pré visitação, a Visitação e a Pós visitação. Na etapa de Pré visitação, na qual os estudantes são preparados para a visita, apresenta-se a evolução dos conceitos de Astronomia ao longo da história. A visitação é constituída por cinco atividades interativas, realizadas em pequenos grupos, desenvolvidas na perspectiva de favorecer um posicionamento ativo dos estudantes, tanto nas interações com os monitores, quanto na realização de tarefas. A Pós visitação, que retoma temas e fenômenos observados na visita e aborda questões como a Origem e Formação do Universo. Os resultados e análises da potencialidade da sequência didática e das contribuições do Espaço não formal são apresentados a partir da investigação do processo desenvolvido com uma turma do sexto ano do ensino fundamental.
Palavras-chave Espaço não formal de ensino, Observatório Astronômico, Ensino de Astronomia, Sequência Didática.
Abstract This paper presents to the scientific and academic community involved with education (researchers, professors and licentiates) the astronomical observatory of the Instituto Federal de Minas Gerais – Bambui Campus as an informal education and scientific promotion space. This work was developed with the objective of aiding the teacher with the education-learning process of concepts present in Astronomy and Physics for basic education. We present the development of a Didactic Sequence organized in three stages: Pre-visitation, Visitation and Post-visitation. During the Pre-visitation stage, in which the students are prepared for the visit, we present the evolution of the concepts of Astronomy throughout history. The Visitation consists of five interactive activities, performed in small groups and developed under the perspective of favoring an active stance of the students, both when interacting with the assistant professors and in performing the tasks. During the Post-visitation, the themes and phenomena verified in the visit are resumed and the Origin and Formation of the Universe are approached. The results of the analyses of the potential of the didactic sequence and of the contributions of the informal space are presented based on the investigation of the process developed with a class of the sixth grade of grade school.
Keywords Informal teaching space, Astronomical observatory, Astronomy education, Didactic sequence.