PINHO, Juliano Aparecido de
Educação em Astronomia para o Ensino Fundamental: o observatório astronômico do IFMG- Campus Bambui integrado ao processo ensino aprendizagem
Lavras/MG, Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2016. 131p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antônio Marcelo Martins Maciel, Iraziet da Cunha Charret).
|
Resumo |
O trabalho aqui descrito apresenta à comunidade científica e acadêmica
envolvida com a educação (pesquisadores, professores e licenciandos) o
Observatório Astronômico do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus de
Bambuí como espaço não - formal de ensino e de divulgação científica. O
trabalho foi elaborado com a finalidade de auxiliar o professor no processo de
ensino - aprendizagem de conceitos presentes na Astronomia e na Física para
estudantes da educação básica. Apresentamos o desenvolvimento de uma
Sequência Didática organizada em três etapas: a Pré visitação, a Visitação e a
Pós visitação. Na etapa de Pré visitação, na qual os estudantes são preparados
para a visita, apresenta-se a evolução dos conceitos de Astronomia ao longo da
história. A visitação é constituída por cinco atividades interativas, realizadas em
pequenos grupos, desenvolvidas na perspectiva de favorecer um posicionamento
ativo dos estudantes, tanto nas interações com os monitores, quanto na
realização de tarefas. A Pós visitação, que retoma temas e fenômenos
observados na visita e aborda questões como a Origem e Formação do Universo.
Os resultados e análises da potencialidade da sequência didática e das
contribuições do Espaço não formal são apresentados a partir da investigação do
processo desenvolvido com uma turma do sexto ano do ensino fundamental.
|
Palavras-chave |
Espaço não formal de ensino, Observatório Astronômico, Ensino de Astronomia, Sequência Didática.
|
Abstract |
This paper presents to the scientific and academic community involved with
education (researchers, professors and licentiates) the astronomical observatory
of the Instituto Federal de Minas Gerais – Bambui Campus as an informal
education and scientific promotion space. This work was developed with the
objective of aiding the teacher with the education-learning process of concepts
present in Astronomy and Physics for basic education. We present the
development of a Didactic Sequence organized in three stages: Pre-visitation,
Visitation and Post-visitation. During the Pre-visitation stage, in which the
students are prepared for the visit, we present the evolution of the concepts of
Astronomy throughout history. The Visitation consists of five interactive
activities, performed in small groups and developed under the perspective of
favoring an active stance of the students, both when interacting with the assistant
professors and in performing the tasks. During the Post-visitation, the themes
and phenomena verified in the visit are resumed and the Origin and Formation
of the Universe are approached. The results of the analyses of the potential of
the didactic sequence and of the contributions of the informal space are
presented based on the investigation of the process developed with a class of the
sixth grade of grade school.
|
Keywords |
Informal teaching space, Astronomical observatory, Astronomy education, Didactic sequence.
|
Nível |
Mestrado
|