MARQUES, Joana Brás Varanda
Educação não-formal e divulgação de Astronomia no Brasil: O que pensam os especialistas e o que diz a literatura
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2014. 317p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Denise de Freitas).
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Resumo |
A Educação Não-Formal (ENF) e a Divulgação Científica (DC) têm um enorme potencial no que toca à formação da cultura científica e educação em ciências. Consequentemente, têm ganhado importância e atenção da comunidade de pesquisadores e atores em educação. Nesse cenário, a Astronomia é um campo privilegiado devido, principalmente, à rede de instituições existentes por todo o país, à singularidade da comunidade de astrônomos amadores e ao fascínio que o tema provoca em públicos de todas as idades. Apesar disso, é uma área que tem crescido timidamente e de maneira dispersa, e que está ainda pouco explorada e analisada. Assim, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a ENF e DC de Astronomia no contexto brasileiro, propusemos e desenvolvemos uma pesquisa cujos objetivos foram i) Sistematizar e mapear a literatura científica brasileira sobre a temática da ENF e DC de Astronomia; ii) Investigar quais as tendências, prioridades, lacunas e futuras direções do campo, na opinião de um painel de especialistas de diferentes perfis ligados ao campo da ENF e DC de Astronomia no Brasil; iii) Delinear um retrato da área, por meio da complementação entre a revisão bibliográfica e o resultado da consulta aos especialistas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa do tipo estado da arte e consultamos 86 especialistas utilizando o método Delphi de questionários sucessivos não presenciais. Em termos metodológicos fizemos análises qualitativas (análise de conteúdo dos questionários e da literatura da área) e quantitativas (estatística descritiva). Os resultados do estado da arte mostram uma área de pesquisa ainda incipiente. Encontramos apenas 20 artigos, sendo a maioria da tipologia relato de experiência. No entanto, em termos de instituições, iniciativas e atividades, a área é ativa e heterogênea e os seus atores revelam entusiasmo e dedicação à mesma. Como resultado, nosso estudo Delphi destaca os problemas mais importantes que precisam ser enfrentados para desbloquear o potencial da Astronomia, assim como discute possíveis soluções para os mesmos, sempre partindo da opinião de um conjunto heterogêneo de especialistas da área. Destacamos que na opinião da maioria, a área beneficiaria com a criação de uma entidade que coordenasse, apoiasse e unisse a comunidade de educadores não-formais e divulgadores de Astronomia. Sublinhamos ainda o anseio que a comunidade de atores da área tem de dialogar, refletir e agir para melhorar a mesma. Tendo em vista que a comunidade de educação não-formal e divulgação de Astronomia esteve bastante representada nesta pesquisa, pode-se dizer que um dos grandes contributos dessa investigação foi promover essa reflexão conjunta de pesquisadores e agentes envolvidos na prática. Esperamos que os resultados encontrados possam ser um ponto de partida para outras reflexões e ações que resultem numa maior compreensão sobre a mesma.
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