Elaboração de uma proposta de ensino da Astronomia com o uso do Galileoscópio

SILVA, Franklin Rinaldo Rodrigues da
Elaboração de uma proposta de ensino da Astronomia com o uso do Galileoscópio
Belo Horizonte/MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMG, 2016. 93p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lev Vertchenko).

Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Astronomia com uso de instrumentos visualizadores do céu, com destaque maior para a utilização do Galileoscópio, que é uma pequena luneta, distribuída a escolas de todo o Brasil, que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia, no ano de 2009. Para a escolha do tema, foi realizada uma pesquisa com professores e com alunos, na área de Física, para a elaboração de um material que seja importante no processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio. Como atividade preliminar, foi aplicado, junto aos alunos, um estudo dirigido, com o objetivo de identificar o conhecimento prévio sobre Astronomia. Essa atividade teve como finalidade ajudá-los a fazer a ligação entre as disciplinas já estudadas e a Astronomia, além de suas aplicações em sala de aula. Os dados coletados contribuíram para a identificação dos conhecimentos prévios dos alunos. O estudo visa contribuir para uma melhoria sólida no ensino da Astronomia, em que a teoria e a prática sejam entrelaçadas por situações comumente encontradas na prática profissional. A proposta consiste em uma sequência de atividades observacionais com instrumentos, como luneta, binóculo, e também a olho nu, simulações em software livre (Stellarium) e discussão em grupo com alunos. A propositura é de fácil aplicação e realça a prática da observação celeste. O produto educacional é dirigido a professores de Física, para ser utilizado no planejamento de suas aulas. O conjunto de atividades tem, como fundamento, a familiarização do aluno com conceitos que não são corriqueiros nas aulas regulares do Ensino Médio, como a magnitude limite de um instrumento de observação, o brilho de uma estrela e a prática da observação do céu, seguindo a metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Nesse referencial, o professor tem um papel de mediador no processo de ensino e de aprendizagem, motivando os alunos a conhecerem e compreenderem as situações vivenciadas na prática observacional.
Palavras-chave Astronomia, Luneta, Galileoscópio, Magnitude Limite, Brilho de uma estrela