SIMÕES, Cleonir Coelho
Elementos de astronomia nos livros didáticos de Física
Belo Horizonte/MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 2009. 144p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Yassuko Hosoume).
|
Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo identificar a presença de elementos de astronomia nos livros didáticos de Física, analisar como são esses elementos e verificar a viabilidade de sua utilização pelo professor para explorar conceitos de astronomia em suas aulas, tendo como referencial o livro didático por ele adotado. Foram analisadas seis coleções aprovadas pelo PNLEM e mais duas que não constam da indicação desse programa, mas que representam o segmento dos livros tradicionais de Física. Foi identificada a presença significativa de elementos da astronomia em 3 diferentes âmbitos: em excertos ao longo do texto acompanhando desenvolvimento de conteúdos específicos de física, em exercícios fazendo parte dos enunciados e no desenvolvimento do tema Gravitação. Para a análise foram elaboradas dimensões e categorias de análise definidas da articulação dos objetivos propostos nos PCN+ de Física com as características dos elementos astronômicos presentes nos livros. Foi possível verificar que a astronomia presente nos excertos, chegando em algumas das obras na ordem de uma centena, é apenas situações de exemplificação de um conteúdo da física, sem explicações sobre os elementos do excerto, chegando muitas vezes a sua incompreensão. A astronomia também faz parte do enunciado de exercícios, chegando em cerca de meia centena em uma obra, explorando em sua maioria situações que exigem simples aplicação do modelo físico estudado no texto. Seja em situações de exemplificação ou de exercício, na maioria das obras, o universo cosmológico se restringe ao sistema solar composto de Sol, Terra e Lua, sendo raras as situações que envolvem outros objetos do sistema solar, estrelas ou galáxias. Esta mesma restrição também é identificada no estudo da Gravitação, onde apenas quatro obras apresentam elementos, além da estrutura básica deste conteúdo (modelos planetários, leis de Kepler, lei da gravitação...), como evolução estelar, buraco negro, estrela de nêutron, origem do sistema solar ou origem do Universo. O trabalho é finalizado com a confecção de um guia que servirá de apoio para o professor onde são apresentados os principais resultados da pesquisa e dadas sugestões para a sua utilização.
|