Emprego de Astrofotografia no Ensino Fundamental e Médio

MADUREIRA, Alexandre Magno de Amorim
Emprego de Astrofotografia no Ensino Fundamental e Médio
Barra do Garças/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2018. 71p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: George Barbosa da Silva).

Resumo O ensino de Astronomia nas séries iniciais é sabidamente importante porque instiga a busca pelo conhecimento, desenvolve habilidades de análise e promove discussão de muitos temas da história do desenvolvimento humano e da própria Ciência da Natureza. Dentro desta motivação, a Astronomia foi abordada no ensino básico usando algumas técnicas de fotografia. As práticas de astrofotografia foram realizadas no Colégio Estadual Cora Coralina, no município de Goiás/GO, com os alunos das turmas do 9o e 3o Anos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), turno Noturno. Inicialmente, as fotografias foram obtidas pelos alunos que usaram os recursos fotográficos de seus aparelhos celulares. Com o objetivo de obter melhores fotografias, elaborou-se um sistema eletromecânico de baixo custo para compensar o movimento de rotação da Terra. Por meio deste sistema os alunos puderam aplicar a técnica de empilhamento de frames e obter boas imagens dos astros. A utilização da astrofotografia ajudou a despertar o interesse do nosso alunado pela ciência, tornando o estudo mais produtivo e atraente. Este recurso pode despertar a própria vontade do aluno de querer aprender sobre assuntos como: fotografia, astronomia, geografia, história, física, matemática, artes, mecânica, eletrônica, computação, ótica, dentre outros. Dentro desta motivação pode-se trabalhar bem a Astronomia Descritiva com os alunos do ensino fundamental e Astrofísica com os alunos do ensino médio. Neste trabalho apresenta-se um estudo de caso da transposição didática dos seguintes temas: Constelações, Movimentos do conjunto Terra/Lua, Introdução a Astrofísica e Espectro das Estrelas.
Palavras-chave Astronomia, Astrofotografia, Astronomia Descritiva, Espectro das Estrelas, Mecânica Celeste.
Abstract The teaching of astronomy in the early grades is known to be important because it instigates the quest for knowledge, develops analytical skills, and promotes discussion of many themes in the history of human development and in the Science of Nature itself. Within this motivation, Astrono- my was approached in basic education using some photography techniques. The astrophotography practices were carried out at Cora Coralina State College, in the city of Goiás / GO, with students from the 9th and 3rd year classes of the Youth and Adult Education (EJA) program, night shifts. Initially the students used their cell phones as photographic resource to obtain the pictures. In order to obtain better photographs, a low-cost electromechanical system was developed to compensate for the rotation of Earth. Through this system the students were able to apply the technique of stacking frames and obtaining good images of the subjects. The use of astrophotography helped to arouse the student’s interest by science, making the study of science more productive and attractive. This method can awake the student's desire for subjects such as photography, astronomy, geography, history, physics, mathematics, arts, mechanics, electronics, computing, optics, among others. Within this motivation one can work well the Descriptive Astronomy with the students of the elementary school and Astrophysics with the students of the high school. In this paper we present a case study of the didactic transposition of the following themes: Constellations, Movements of the set Earth / Moon, Introduction to Astrophysics and Spectrum of Stars.
Keywords Astronomy, Astrophotography, Descriptive Astronomy, Stars Spectra, Celestial Mechanics.
Nível Mestrado