NASCIMENTO, Lídia Carla do
Encontro Municipal para Educadores de Anápolis em Astonomia (EMEAA): Contribuições para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais.
Anápolis/GO, Universidade Estadual de Goiás, UEG, 2018. 2018p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cleide Sandra Tavares Araújo, Juan Bernardino Marques Barrio (in memoriam)).
|
Resumo |
A formação de professores no Brasil é um grande desafio. Nesse sentido, a partir do Mestrado
Profissional em Ensino de Ciências – PPEC/UEG realizamos o EMEAA – Encontro
Municipal para educadores de Anápolis em Astronomia. O EMEAA consistiu em dez
encontros presenciais onde considerando a metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos
tratamos os temas astronômicos presentes na Matriz Curricular da Rede Municipal de
Educação de Anápolis – GO para alunos do 5oano dos Anos Iniciais. Participaram do
EMEAA professores das redes pública e privada de Anápolis. A formatação do curso
propiciou uma ampla discussão sobre a relevância da formação do professor em serviço,
favoreceu ainda uma participação ativa dos cursistas o que levou à construção coletiva do
próprio encontro, ao longo de sua realização; de uma Sequência Didática (SD) para o 5o ano;
o aprimoramento de um jogo para o ensino do Calendário Gregoriano; uma exposição para a
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O EMEAA foi sim uma pesquisa-ação onde
buscou-se entender os entraves para o ensino de Astronomia para alunos do 5oano, embora
esta Ciência suscite o interesse da humanidade desde os tempos mais remotos e ainda tenha
um caráter interdisciplinar. Quase todos os participantes do curso têm formação em
Pedagogia, todos atuam no 5o ano e unanimemente admitiram pouco ou nenhum contato com
a Astronomia nem durante a graduação e nem tão pouco na chamada formação continuada.
|
Palavras-chave |
Astronomia, Formação de professores, Ensino de Ciências, Os três momentos pedagógicos.
|
Abstract |
The training of teachers in Brazil is a great challenge. In this sense, from the Professional
Masters in Science Teaching - PPEC / UEG we conducted the EMEAA - Municipal Meeting
for Educators of Annapolis in Astronomy. The EMEAA consisted of ten face-to-face
meetings where considering the methodology of the three Pedagogical Moments we deal with
the astronomical themes present in the Curricular Matrix of the Municipal Education Network
of Anápolis/GO for students of the 5th grade of the Initial Years. Professors from the public
and private networks of Anápolis participated in the EMEAA. The format of the course
provided an ample discussion on the relevance of the teacher training in service, also favored
an active participation of the cursistas which led to the collective construction of the meeting
itself, during its accomplishment; of a Didactic Sequence (SD) for the 5th year; the
enhancement of a game for the teaching of the Gregorian calendar; an exhibition for the
National Science and Technology Week. The EMEAA was rather an action research where it
was tried to understand the obstacles to the teaching of astronomy for students of the 5th year,
although this Science has aroused humanity's interest since the earliest times and still has an
interdisciplinary character. Almost all the participants of the course have a degree in
Pedagogy; all of them work in the 5th year and unanimously admitted little or no contact with
Astronomy during graduation or even in so-called continuing education.
|
Keywords |
Astronomy, Teacher training, Science teaching, the three pedagogical moments.
|
Nível |
Mestrado
|