TEIXEIRA, Cláudio Henrique da Silva
Enfoque CTSA no Ensino de Astronomia: uma investigação de possibilidades por meio da Astronáutica
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2013. 203p. Tese de Doutorado. (Orientador: Washington Luiz Pacheco de Carvalho).
|
Resumo |
O ensino de astronomia e astronáutica no Brasil, referente à formação de
professores, extensão universitária e currículo do ensino básico, pode ter um novo
enfoque e uma nova ênfase dada aos seus conteúdos e abordagens. Desde a
década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTSA –
ciência, tecnologia, sociedade e ambiente – vêm sendo desenvolvidos no mundo
inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o
exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos
científicos no seu contexto social. O estudo crítico do tema astronomia e
astronáutica, com ênfase nesta perspectiva, nos permitiu analisar sua aplicação em
um curso de formação de professores, com o intuito de problematizar o assunto e
promover discussões em sala de aula, de forma a relacionar as questões sociais,
científicas, tecnológicas, éticas e ambientais do tema. Deste estudo, baseado em
documentos internacionais de fóruns de discussão sobre o uso do espaço e das
tecnologias espaciais e da área de direito espacial, enumeramos algumas questões
sociocientíficas que podem ser identificadas como ponto de partida para o
desenvolvimento de uma educação crítica na área. Esta pesquisa também procurou
investigar fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em
uma amostra de dezoito professores do ensino básico durante um curso de curta
duração em astronomia. A pesquisa pretendeu interpretar, através da análise dos
dados obtidos a partir das discussões em sala de aula e de suas respostas aos
questionários, suas predisposições em trabalhar o tema sob este novo aspecto, suas
necessidades formativas em conteúdos e metodologias de ensino em astronomia
para que tal trabalho seja viabilizado. Buscamos a resposta ao questionamento
central: como e por que, uma proposta de curso de astronomia balizada por alguns
princípios críticos, pode contribuir na concepção de ensino de astronomia dos
professores, interferindo no significado que eles têm sobre o tema? Que tipo de
auxílio pode-se proporcionar ao professor, por meio de ações de formação
continuada e uma ênfase CTSA, em relação ao trabalho em sala de aula com temas
da astronomia e astronáutica contemporânea? Acreditamos que, enquanto um curso
de curta duração (em geral, denominado de “formação continuada”) contemplar
resultados de pesquisas sobre educação em astronomia e ensino CTSA, este pode
fornecer subsídios para a construção de currículos adequados a uma formação
crítica para o ensino deste tema. Nosso estudo, predominantemente qualitativo,
fundamenta-se em uma abordagem sobre o ensino da astronomia no Brasil e seus
cursos de formação continuada ou aperfeiçoamento profissional de professores,
levando-se em conta os autores da área, os documentos oficiais nacionais, e os
resultados de pesquisas anteriores relatados em artigos, eventos, teses e
dissertações. Os dados são analisados a partir das transcrições das gravações em
vídeo dos encontros deste curso, ministrado pelo autor. Os resultados apontam para
a possibilidade de alterações no atual currículo de ensino de astronomia, bem como
de sua abordagem.
|