Enfoque CTSA no Ensino de Astronomia: uma investigação de possibilidades por meio da Astronáutica

TEIXEIRA, Cláudio Henrique da Silva
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2013. 203p. Tese de Doutorado. (Orientador: Washington Luiz Pacheco de Carvalho).

Resumo O ensino de astronomia e astronáutica no Brasil, referente à formação de professores, extensão universitária e currículo do ensino básico, pode ter um novo enfoque e uma nova ênfase dada aos seus conteúdos e abordagens. Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTSA – ciência, tecnologia, sociedade e ambiente – vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. O estudo crítico do tema astronomia e astronáutica, com ênfase nesta perspectiva, nos permitiu analisar sua aplicação em um curso de formação de professores, com o intuito de problematizar o assunto e promover discussões em sala de aula, de forma a relacionar as questões sociais, científicas, tecnológicas, éticas e ambientais do tema. Deste estudo, baseado em documentos internacionais de fóruns de discussão sobre o uso do espaço e das tecnologias espaciais e da área de direito espacial, enumeramos algumas questões sociocientíficas que podem ser identificadas como ponto de partida para o desenvolvimento de uma educação crítica na área. Esta pesquisa também procurou investigar fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em uma amostra de dezoito professores do ensino básico durante um curso de curta duração em astronomia. A pesquisa pretendeu interpretar, através da análise dos dados obtidos a partir das discussões em sala de aula e de suas respostas aos questionários, suas predisposições em trabalhar o tema sob este novo aspecto, suas necessidades formativas em conteúdos e metodologias de ensino em astronomia para que tal trabalho seja viabilizado. Buscamos a resposta ao questionamento central: como e por que, uma proposta de curso de astronomia balizada por alguns princípios críticos, pode contribuir na concepção de ensino de astronomia dos professores, interferindo no significado que eles têm sobre o tema? Que tipo de auxílio pode-se proporcionar ao professor, por meio de ações de formação continuada e uma ênfase CTSA, em relação ao trabalho em sala de aula com temas da astronomia e astronáutica contemporânea? Acreditamos que, enquanto um curso de curta duração (em geral, denominado de “formação continuada”) contemplar resultados de pesquisas sobre educação em astronomia e ensino CTSA, este pode fornecer subsídios para a construção de currículos adequados a uma formação crítica para o ensino deste tema. Nosso estudo, predominantemente qualitativo, fundamenta-se em uma abordagem sobre o ensino da astronomia no Brasil e seus cursos de formação continuada ou aperfeiçoamento profissional de professores, levando-se em conta os autores da área, os documentos oficiais nacionais, e os resultados de pesquisas anteriores relatados em artigos, eventos, teses e dissertações. Os dados são analisados a partir das transcrições das gravações em vídeo dos encontros deste curso, ministrado pelo autor. Os resultados apontam para a possibilidade de alterações no atual currículo de ensino de astronomia, bem como de sua abordagem.
Palavras-chave Educação em Astronomia, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências, Formação de Professores do Ensino Básico, Astronáutica, CTSA e Questões Sociocientíficas.