Engenheiros e Astrônomos: O Ensino de Astronomia aplicada e a prática de Astronomia observacional na Escola Politécnica/ Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro (1874 – 1965)

CAMPOS, José Adolfo Snajdauf de
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2012. 369p. Tese de Doutorado. (Orientador: Nadja Paraense dos Santos).

Resumo Uma extensiva pesquisa de documentação primária foi feita para apresentar em que condições ocorreram e como se desenvolveu o ensino de Astronomia aplicada e a prática de observações astronômicas associadas ao ensino, necessária para a formação de engenheiros na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e sucessoras, desde 1874 até a década de 1960, quando a Astronomia deixou de ser ensinada na Escola de Engenharia da UFRJ. No período houve uma valorização do ensino de Astronomia até o início da segunda década do século XX, seguida de um progressivo declínio representado pela diminuição da importância relativa da astronomia na cadeira e pelo abandono das instalações do Observatório da Escola. A valorização do ensino e da prática astronômica ocorrida nos primeiros 35 anos da Escola Politécnica deveu-se primordialmente a atuação de Manoel Pereira Reis, lente catedrático de Astronomia, ajudado pela filosofia positivista que era então dominante na elite cultural brasileira. O declínio ocorreu devido à mudança de foco da cadeira de Astronomia para privilegiar as suas aplicações à Geodésia e à Cartografia, necessidades que o país tinha no seu processo de modernização e desenvolvimento. A prática astronômica feita no Observatório da Escola ficou muito prejudicada devida a transferência incompleta das instalações quando da mudança do morro de Santo Antonio para o morro do Valongo no período de 1924-1926.
Palavras-chave Ensino de Astronomia, Observatório do Valongo, Escola Politécnica
Abstract An extensive search of primary documentation was made to show in what conditions have occurred and how developed the teaching of applied astronomy and the practice of astronomical observations related to education, necessary for the formation of engineers at the Polytechnic School of Rio de Janeiro and successor, since 1874 until the 1960s, when astronomy was no longer taught in the School of Engineering at UFRJ. During the period there was an appreciation of the teaching of astronomy until the beginning of the second decade of the twentieth century, followed by a progressive decline shown by the decrease of the relative importance of astronomy in the chair and the abandonment of the facilities of the School Observatory. The increase of astronomical education and practice occurred in the first 35 years of the Polytechnic was primarily due to the action of Manoel Pereira Reis, professor of Astronomy of the School, aided by the positivist philosophy which was then the dominant in the Brazilian cultural elite. The decline was due to the shift of focus in the chair of Astronomy to favor its applications to Geodesy and Cartography, needs of the country in the process of modernization and development. The astronomical practice made in the school Observatory was badly damaged due to incomplete transfer the facility when moving from the hill of San Antonio to the hill of Valongo in the period 1924-1926.
Keywords Astronomy Education, Valongo Observatory, Politécnica School
Nível Doutorado