Ensinando Ciências e explorando caminhos para o letramento em matemática e língua portuguesa no 2º ano do Ensino Fundamental

COSTA, Déborah Valéria Barbosa Fideles da
Ensinando Ciências e explorando caminhos para o letramento em matemática e língua portuguesa no 2º ano do Ensino Fundamental
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2014. 108p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fernando Jorge da Paixão Filho).

Resumo Durante os anos iniciais do Ensino Fundamental as crianças demonstram grande interesse e curiosidade pela Ciência, mas para grande parte dos alunos essa postura se transforma em dificuldades de compreensão dos conteúdos no decorrer de sua trajetória escolar. Há também uma cobrança pelo cumprimento de uma extensa gama de conteúdos nas diversas áreas de conhecimento com ênfase na alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática, o que na prática resulta na redução do tempo para trabalhar os demais conteúdos, favorecendo a prática de um ensino fragmentado e descontextualizado. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi o de investigar e avaliar as contribuições das atividades sugeridas no portal “Física para crianças. O calendário e a medida do tempo” (PAIXÃO, 2010a) para o ensino de Ciências e para a integração de disciplinas. A questão que motivou a pesquisa foi: Como o ensino de Ciências, integrado aos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, numa perspectiva construtivista, pode favorecer um melhor aprendizado em sala de aula? As atividades utilizadas são baseadas em uma proposta construtivista do conhecimento e buscam favorecer a integração de disciplinas. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com características da pesquisa experimental de grupo único e da pesquisa-ação estratégica. O aporte teórico se deu pela teoria construtivista de Jean Piaget e pela teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky e seguidores. As contribuições de Rosalind Driver, Alda Pereira, Anna Maria P. de Carvalho, entre outros, foram fundamentais para o entendimento do construtivismo no ensino de Ciências. O trabalho foi desenvolvido durante o ano letivo de 2012, com os 25 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Campinas/SP, de faixa etária de 7 a 8 anos, dos quais fui professora e pesquisadora. As atividades aplicadas no decorrer do ano foram quatro: coleta e registro diários de dados referentes às condições do tempo, à aparição da Lua no período da manhã e à medição da temperatura ambiente; observação e registro, através de desenho, da posição do Sol em relação a um poste; observação e registro coletivo em cartolina da projeção da sombra de um poste; atividades relacionadas à forma do Planeta Terra e à gravidade. Os dados coletados foram analisados a partir de três categorias: potencial das atividades na integração das disciplinas e conteúdos; apropriação dos conhecimentos pelos alunos; papel do professor pesquisador e reflexivo no processo de construção do conhecimento. As categorias de análise favoreceram a percepção de alguns aspectos. As atividades desenvolvidas se mostraram de grande potencialidade para a integração de conteúdos e disciplinas, favorecendo um melhor aproveitamento das aulas. Também proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de uma atitude mais interrogativa frente ao conhecimento, além da compreensão de conceitos de Astronomia. O trabalho propiciou à professora um maior conhecimento sobre o tema e também diversos momentos de análise e reflexão da prática, que são fundamentais para a busca permanente da melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos.