Ensinando Física em aulas de Matemática no Ensino Fundamental

OLIVEIRA, Marcelo Palma de
Ensinando Física em aulas de Matemática no Ensino Fundamental
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2011. 85p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Naira Maria Balzaretti e João Edgar Schmidt).

Resumo Ensinando Física em aulas de Matemática no Ensino Fundamental O objetivo deste trabalho foi desenvolver tópicos de Física no contexto das aulas de Matemática no Ensino Fundamental com alunos de quinta a oitava série, sem prejuízo do ensino dos conteúdos de Matemática. Os temas abordados incluíram astronomia, cinemática, e termodinâmica. A metodologia e o material foram desenvolvidos à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud em conjunto com a teoria da mediação de Vygotsky. Cada atividade foi composta por um pré-teste, um pós-teste, alguns textos de apoio ao professor e guia de atividades práticas. Aos alunos da quinta série foi apresentado um projeto para a construção de algumas maquetes que representassem alguns astros e ilustrassem alguns fenômenos do sistema solar. A cinemática foi trabalhada junto aos alunos de sexta e sétima séries com problemas relacionados e construção de simulações com o software Modellus. Termodinâmica foi abordada com os alunos da oitava série através de experimentos como a construção de um aquecedor solar. O material produzido consiste em um volume de textos de apoio ao professor.